• Home
  • Blog
  • Conheça os benefícios da computação na nuvem para a área médica

Conheça os benefícios da computação na nuvem para a área médica


vna_login_and_viewer-(1)Já pensou em acessar e laudar exames sem sair de casa? Não ter que retornar à clínica ou ao hospital para recuperar as informações do paciente? A mobilidade e a flexibilidade são algumas das vantagens proporcionadas pelo desenvolvimento das tecnologias, com grande aplicação na área de saúde e cuidado do paciente.

Em qualquer indústria em que grandes quantidades de informação precisam ser acessadas por vários usuários, a computação na nuvem aparece como uma solução eficaz para a redução de custos. No setor médico não é diferente. O uso dessa tecnologia traz um maior controle dos gastos e economia no gerenciamento de informações médicas.

Mas será que a computação na nuvem tem outras vantagens além da redução de despesas quando falamos de saúde? Não há dúvidas de que sim! Especialmente nessa área, onde a possibilidade de acessar de forma ágil e confiável as informações é fundamental para o atendimento médico.

Acompanhe nosso post e veja como o armazenamento em nuvem pode melhorar significativamente o seu modo de trabalhar, relacionamento com outros profissionais da área e o cuidado com seus pacientes.

Segurança e agilidade no compartilhamento de informações médicas

A troca de informações entre profissionais da área de saúde é uma prática comum entre clínicas, laboratórios e hospitais, dentro da cadeia de valor no fornecimento dos serviços de saúde. No entanto, é preciso de muito cuidado pois a transferência das informações do paciente é um processo onde os erros podem resultar em consequências graves. Já pensou laudar um exame informando uma doença grave, como câncer, e comunicar de forma equivocada o paciente ou a família? É algo que não pode acontecer de forma alguma.

Os avanços na tecnologia de imagem melhoraram muito os diagnósticos, mas a transferência dessas imagens entre profissionais e centros de saúde ainda encontra dificuldades. Por se tratarem de imagens de alta definição, muitas vezes o uso de infraestruturas ultrapassadas acaba tornando esse processo extremamente demorado.

Por isso, contar com o apoio da tecnologia pode ser uma excelente medida para trazer mais segurança nesse compartilhamento de informações. As plataformas de troca de imagens médicas baseadas em nuvem permitem que as imagens sejam disponibilizadas em tempo real. Além disso, essas ferramentas oferecem várias configurações que podem ser usadas para automatizar o compartilhamento de imagens e controlar quem pode acessá-las e quando foram vistas por determinado usuário. Uma facilidade para quem precisa de agilidade e de um processo totalmente confiável, não é mesmo?

Computação na nuvem e a revolução móvel

Celulares e outros dispositivos móveis são cada vez mais usados por médicos e profissionais de saúde. A tecnologia móvel chegou para ficar e vem mudando a forma como acessamos informações, interagimos e trabalhamos. Para os médicos não é diferente. Tablets e celulares são cada vez mais utilizados no relacionamento com pacientes e entre profissionais, seja para registrar uma informação ou para pedir uma segunda opinião. A transferência e o acesso a essas informações não pode ser um limitador.

É essencial para esses profissionais – que muitas vezes têm uma rotina corrida trabalhando em mais de uma clínica ou hospital – ter acesso às imagens médicas de forma on-line, podendo aproveitar seus intervalos entre um paciente e outro para consultar os exames. É justamente aí que entra a computação na nuvem e a possibilidade de deixar essas imagens o tempo todo disponíveis. Dessa forma, elas podem ser acessadas a qualquer hora, lugar e com qualquer dispositivo.

Como vimos, cloud computing não significa apenas uma economia financeira. Representa flexibilidade, segurança e proporciona economia de tempo e ganho de eficiência no que realmente importa – a execução do trabalho com qualidade e a melhoria do bem-estar do paciente.

Quando se trata de acessar, gerenciar e armazenar imagens médicas, procure falar com um especialista para entender todos os benefícios e encontrar a melhor solução. Aproveite e acesse o nosso e-book sobre como agilizar o compartilhamento de imagens médicas. Se tiver alguma dúvida, conte para nós nos comentários!

 

0801_CTA_Teste_Gratis