• Home
  • Blog
  • Diagnóstico por imagem: aprenda a reduzir custos em clínicas e hospitais

Diagnóstico por imagem: aprenda a reduzir custos em clínicas e hospitais

Com a crise econômica que vem atingindo o país nos últimos anos, a pressão por redução de custos e melhoria dos serviços por parte de profissionais da área da saúde tem aumentado significativamente. Os pacientes querem e precisam que os valores gastos sejam justificados com serviços de qualidade. Para tanto, é preciso agir em busca de recursos que garantam a satisfação do cliente.

A tecnologia, sem dúvida, é um catalisador para este processo e pode ser aplicado de forma ainda mais acentuada no diagnóstico por imagem. Os sistemas são cada vez mais fundamentais no dia a dia de hospitais e clínicas para garantir um serviço de qualidade. Setores que dependem do compartilhamento de dados e recebimento rápido de informações, como a medicina diagnóstica, necessitam de ferramentas que facilitem essa comunicação.

Mas muito da prática do diagnóstico por imagem, que começou a ser desenvolvido no Brasil nos anos 70, pouco evolui. É comum ainda encontrar exames impressos e problemas com impressoras, filmes radiológicos e o arquivamento de imagens médicas.

Sabemos o valor da medicina diagnóstica para a prevenção e o tratamento de doenças. Por isso, contar com as ferramentas certas pode não só reduzir custos, mas ser a garantia de um serviço de qualidade e competitivo.

Quer saber como reduzir custos, desimobilizar capital e otimizar o trabalho da sua equipe? Confira mais no nosso artigo!

O contexto das imagens médicas

Em geral somos muito apegados a nossas rotinas e a forma como tocamos nosso dia a dia. Mudanças em geral envolvem o direcionamento de tempo e energia, mas é o que nos torna melhores e mais competitivos. A elevação do volume de exames de imagens nas clínicas e hospitais fez com que algumas unidades de saúde abandonassem os sistemas físicos de armazenamento por soluções digitais, como PACS e os servidores locais.

Esse é um dos problemas enfrentados pela gestão de um hospital ou uma clínica. O armazenamento de todos os arquivos físicos — CDs e papel, principalmente — gerados requer grandes espaços, além de um sistema de organização muito eficaz para facilitar o manuseio e procura de qualquer dado. E o arquivamento dos digitalizados requer um sistema fácil de ser acessado e seguro.

Segundo regulamentação do Conselho Federal de Medicina, a documentação individual do paciente, que engloba prontuário médico, resultados de exames e imagens impressas, deve ser arquivada por 20 anos, no mínimo. No caso de arquivos digitalizados, a exigência é por tempo indeterminado.

Mas sabemos que o custo de um sistema PACS é elevado o que ainda limita muitas unidades de saúde aos sistemas físicos. A entrega do filme impresso ao médico ou ao paciente pode gerar complicadores. Perda de exames, confusão de titularidade ou mesmo a fragilidade da segurança da informação.

Possibilidades e ferramentas

Mas se num passado não muito distante toda boa solução dependia de investimentos elevados, hoje, numa época em que a tecnologia já faz parte da vida das pessoas de maneira a trazer inúmeras possibilidades, existem alternativas válidas e econômicas que permitem investimentos mais racionais e vantajosos.

Isso pode ser visto em atividades simples do dia a dia, seja em casa, seja no supermercado e até no mundo do trabalho. Recursos cada vez mais sofisticados têm aparecido como solução para um público cada vez maior, sempre baseados no compartilhamento.

No caso das imagens médicas, isso diz respeito à Cloud Computing, as chamadas soluções em nuvem, que têm ampliado e racionalizado o uso dos recursos, com o sistema que permite ao usuário pagar na medida em que utiliza a solução.

O sistema de armazenamento em nuvem, por exemplo, foi desenvolvido para que diversos usuários pudessem compartilhar um mesmo servidor, evitando que cada um, individualmente, adquirisse uma solução própria. Com o dinheiro gasto por todos eles, o proprietário tem o valor necessário para cobrir seus custos e ainda obter lucro, sem que isso represente mais do que cada participante tem à disposição.

Isso representa uma mudança substancial nos investimentos em tecnologia, pois permite o acesso a um recurso sofisticado sem que o preço seja um fator limitante para o investidor. Parece interessante? Então confira as outras vantagens.

Acessibilidade

Por serem online, esses programas podem ser acessados de dispositivos móveis ou por computadores, agilizando a entrega e a visualização dos resultados. Além da melhora do gerenciamento, ainda é possível emitir laudos a distância ou pedir uma segunda opinião médica.

Pense no ganho de tempo que isso pode representar para o profissional da saúde e, principalmente, para o paciente, que pode ter acesso aos resultados de seus exames sem sair de casa, bastando usar o seu próprio computador ou smartphone.

Economia

Em termos financeiros, as contratações e distratos se tornam muito mais simplificados. Além disso, o pagamento é feito somente na medida da utilização. Planos flexíveis permitem o acesso a tecnologias de ponta pelo preço de uma assinatura. O armazenamento de uma imagem médica complexa (DICOM) por 5 anos pode custar menos de R$ 0,50 centavos, por exemplo.

Além disso, como destacado anteriormente, pelo fato de o serviço ser compartilhado com outros clientes, o gasto será dividido entre eles, o que fará com que o acesso a uma ferramenta de grande utilidade seja econômico.

Segurança

Além dos exames estarem disponíveis integralmente online, o sistema oferece segurança, diminuindo risco de perda ou vazamento de dados. As informações só podem ser visualizadas por quem tem acesso ao sistema, por meio de login e senha, com registro das interações.

Isso garante que todo o processo aconteça de maneira mais segura, tanto para os profissionais da saúde envolvidos quanto para os pacientes. Ainda que o servidor seja compartilhado com diferentes clientes, o acesso aos dados pessoais é individual, ou seja, ninguém mais pode consultar os dados de um determinado paciente a não ser que tenha a senha de acesso a eles. Assim, o sigilo, tão importante nesse tipo de situação, é um diferencial.

Disponibilidade de profissionais

A segurança ainda vem acompanhada de maior disponibilidade da equipe de profissionais (médicos e técnicos) para a realização das atividades primárias do serviço de saúde.

Como o sistema é mais ágil, permitindo que o profissional dê o retorno de maneira simplificada, ele torna a ação mais eficiente. Por meio de uma plataforma, o radiologista pode verificar as imagens e assim desafogar o trabalho no centro diagnóstico, trazendo benefícios como o ganho de tempo e a redução de custos.

Otimização dos serviços prestados

Na prática, as tecnologias em nuvem seguem, basicamente, quatro preceitos: padronização, flexibilidade, simplificação e integração, que em conjunto auxiliam na otimização do serviço prestado pelo hospital ou clínica e, principalmente, redução nos custos de operações.

Apostar na tecnologia para gestão de arquivos de instituições de saúde pode garantir o diferencial tão procurado em relação aos concorrentes, tanto ao permitir o oferecimento de um preço mais justo quanto ao fazer com que os processos sejam significativamente aperfeiçoados.

Agilidade no atendimento

O sistema de armazenamento em nuvem apresenta muitas vantagens e facilidades e está disponível para que os profissionais da área consigam desempenhar um melhor trabalho em uma área que depende não só da tecnologia, mas também, do profissional para analisar o resultado e transmiti-lo ao paciente.

Isso gera um atendimento de maior qualidade, o que certamente trará benefícios para o seu trabalho, fidelizando clientes e aumentando o seu lucro.

Modernidade

Assim como as outras tecnologias que permitem o diagnóstico por imagem, o sistema de armazenamento de imagens em nuvem é tendência nos centros mais modernos de saúde do mundo.

Estar em dia com aquilo de mais avançado que existe é um diferencial e tanto para o profissional de qualquer área.

Enfim, os benefícios são muitos de contar com a Cloud Computing para sofisticar a relação com os exames. Entre eles estão a qualidade que o serviço oferece e a economia. Não deixe de considerar essa possibilidade e dar ao seu trabalho um novo patamar.

E aí? Gostou do artigo? Quer saber mais sobre diagnóstico por imagem e sobre a Ambra Saúde? Entre em contato com a gente agora mesmo!

 

Wellington Santos, Gerente de Vendas na Ambra Saúde