• Home
  • Blog
  • Estudos Clínicos: acesso, compartilhamento simplificado e segurança

Estudos Clínicos: acesso, compartilhamento simplificado e segurança

A medicina tem avançado muito ao longo do tempo e o compartilhamento de estudos clínicos e imagens médicas não poderia ficar para trás. Trabalhar com papel ou CDs já é bem ultrapassado em um cenário de necessidade de agilidade e segurança.

Quer saber como levar esses processos ao futuro? Continue a leitura e descubra!

A importância de compartilhar imagens médicas e estudos clínicos com agilidade

Como você sabe, a agilidade é muito importante em todas as áreas da medicina. No compartilhamento de informações para o levantamento de estudos clínicos e na troca de imagens médicas, a situação não é diferente: transmitir os dados entre hospitais, colegas da mesma clínica ou médicos e pacientes é essencial para tomar decisões acertadas.

O médico radiologista Júlio Arieira, da TelemeDi, conhece bem a época em que tecnologias de acesso e compartilhamento ainda estavam distantes dos consultórios. Em um hospital que atendesse muito casos de acidentes automobilísticos e lidasse com traumas cranioencefálicos constantemente, por exemplo, era preciso que vários médicos estivessem de plantão presencialmente o tempo todo.  

A TelemeDi conta a tecnologia da Ambra Saúde para compartilhar imagens médicas, a fim de realizar laudos à distância, e auxilia um hospital justamente nessa situação.

O Dr. Júlio conta: “a partir da plataforma, a gente cadastrou senhas e cada neurocirurgião do hospital tem uma. Eles ficam a distância, em casa ou em outro hospital, e recebem a ligação ou uma mensagem informando sobre o paciente que chegou acidentado e que as imagens dos exames estão disponíveis online”.

“Na plataforma, o neurocirurgião consegue avaliar as imagens, que são enviadas para a TelemeDi realizar o laudo”, ele continua. “Então, o médico pode definir se é preciso adotar uma conduta cirúrgica ou não. Se for, ele se dirige ao hospital para a cirurgia do paciente”.

Como funciona?

A plataforma da Ambra Saúde permite armazenar e compartilhar imagens médicas, laudos e estudos clínicos com a tecnologia em nuvem. Ela ajuda empresas de diagnóstico como a TelemeDi, que auxiliam no laudo médico a distância. A Ambra também é uma solução contratada diretamente por clínicas e hospitais.

Dr. Júlio explica melhor como funciona com um exemplo: “no próprio aparelho que realiza as imagens, seja de Raio-X, mamografia, ressonância magnética ou tomografia, quando o exame é finalizado, aparecem as opções. Pode-se enviar as imagens para impressão ou para a rede interna da clínica, e incluímos a opção Ambra/TelemeDi”.

Nesse caso, a imagem chega rapidamente até a TelemeDi, que prepara todo o laudo para o médico, ainda que ele esteja a quilômetros de distância. E não é só nisso que uma solução como a da Ambra pode ajudar.

A realização de estudos clínicos torna-se bem mais fácil, pois médicos do mesmo hospital ou até de lugares diferentes podem trocar e organizar informações de maneira instantânea na plataforma. Tudo fica armazenado online, sem a necessidade de carregar CDs ou HDs externos de um laboratório para outro ou entre diferentes clínicas.

Para o paciente, tudo fica melhor também. Pode ser fornecida uma senha para que ele acesse as imagens e os laudos na própria casa, o que elimina a necessidade de imprimi-los e levá-los para a próxima consulta.

3 vantagens da tecnologia de compartilhamento em nuvem 

Quando perguntamos ao Dr. Júlio por que ele indicaria uma tecnologia de armazenamento em nuvem como a da Ambra, ele respondeu: “indico pela facilidade de acesso em qualquer lugar — de um tablet, do computador e até do celular — e, também, pela economia, que é fundamental”.

Faça como ele e descubra 3 vantagens de acessar e compartilhar estudos clínicos e imagens médicas em uma plataforma que funciona na nuvem:

1. Agilidade

O Dr. Júlio é categórico: “soluções como essa possibilitaram agilizar a telerradiologia. Hoje, a gente está no interior do Rio de Janeiro, laudando pro Brasil inteiro, independentemente da distância geográfica”.

O compartilhamento em nuvem tem essa vantagem: diminui as barreiras de distância entre departamentos do mesmo hospital, clínicas diferentes ou mesmo cidades distintas. Dr. Júlio diz que a velocidade de compartilhamento varia de acordo com a conexão da internet de cada clínica ou hospital, mas, quando “demora”, leva no máximo cinco minutos.

2. Economia

“A gente consegue compartilhar um volume de imagens muito grande com uma rapidez e agilidade impressionantes, o que é fundamental”, diz Dr. Júlio.

As clínicas e os hospitais que ainda trabalham imprimindo imagens e laudos ou guardando-os em servidores locais ou CDs têm um gasto considerável para armazenar e compartilhar essas grandes quantidades de informação.

Se você considerar a impressão de um filme radiológico, parece um gasto irrisório. Mas imagine um exame de com 20 filmes, e dezenas ou centenas de procedimentos do tipo sendo realizados todos os dias. Os custos realmente disparam.

E mais: leve em conta que é preciso manter o resultado dos exames durante determinado tempo. Isso gera um custo cada vez mais elevado de estoque, seja em um local físico ou em um serviço online não especializado na área médica.

O compartilhamento a partir de uma plataforma como a da Ambra representa uma economia significativa. Você pode contar com um espaço de armazenamento exato para a quantidade de informações que precisa e, para compartilhar arquivos, basta ter conexão com a internet.

3. Segurança

“Antes das plataformas de compartilhamento, o paciente, geralmente, saía da clínica com as imagens impressas ou o CD com as imagens gravadas. Esse CD não era devidamente protegido, e o paciente, às vezes, o esquecia, perdia, descartava no lixo”, lembra Dr. Júlio.

“Acho que, com o compartilhamento criptografado em nuvem, a segurança aumentou muito. Você fica com aquele exame arquivado, podendo acessá-lo a qualquer momento”, reforça.

Agora, cliente e médico podem ter acesso a exames e laudos de forma instantânea em qualquer dispositivo com acesso à internet e melhor: com proteção de ponta a ponta. No compartilhamento de estudos clínicos, a segurança também é otimizada, com a preservação da privacidade dos pacientes e a garantia de integridade das informações.

Quer saber o que mais fica melhor no trabalho com estudos clínicos e imagens médicas quando você conta com uma plataforma especializada? Dê uma olhada em nossa página de Perguntas Frequentes e entre em contato conosco para tirar qualquer dúvida!

Trackback do seu site.

Deixe um comentário