• Home
  • Blog
  • 4 funcionalidades na nuvem para melhorar o acesso a imagens médicas

4 funcionalidades na nuvem para melhorar o acesso a imagens médicas


Wolke, Cloud Zahnraeder Integration ShutterstockUtilizar as ferramentas certas faz uma grande diferença para qualquer segmento e não poderia ser diferente no gerenciamento de imagens médicas. Dispor das melhores soluções é um diferencial que beneficia todos os envolvidos nesse processo: pacientes, suporte administrativo, médicos e profissionais de TI.

Se você quer tornar sua clínica ou hospital mais produtivos, esse post com certeza irá te ajudar. Confira essas quatro soluções em armazenamento de imagens médicas:

Compartilhamento eletrônico de imagens

A maioria dos hospitais e clínicas ainda distribuem exames e imagens médicas em CDs. O problema é que CDs muitas vezes podem ser perdidos, riscados ou ficarem ilegíveis com o tempo. Nesse caso, com o compartilhamento eletrônico, além de o download ser rápido, é possível compartilhar e visualizar arquivos pesados em minutos pela internet.

Armazenamento na nuvem

Arquivos e imagens cada vez maiores podem representar um desafio para profissionais de saúde e de tecnologia que precisam gerenciar imagens médicas. Já falamos das dificuldades e dos custos envolvidos na gestão de um sistema PACS no artigo 3 problemas que o armazenamento de imagens médicas na nuvem resolve para hospitais. As soluções de armazenamento em nuvem podem reduzir dramaticamente os custos associados ao backup de imagens, melhorando o acesso às informações. Organizações com grandes conjuntos de dados ainda podem optar também por uma solução híbrida – usando o armazenamento na nuvem e o local.

Visualizador móvel

Tablets e celulares estão cada vez mais presentes no mundo médico e oferecem muitas facilidades na visualização de exames e imagens. Um visualizador que funciona em seu navegador e não precisa ser instalado (zero footprint) permite exibir rapidamente exames de pacientes. Por exemplo, um médico não precisa aguardar a conclusão de um exame ou retornar à clínica ou hospital para poder laudá-lo. Um visualizador móvel permite o acesso às imagens de casa ou de qualquer outro lugar proporcionando flexibilidade e comodidade.

Portal para acesso dos exames

É comum que pacientes sintam-se desconfortáveis por não terem acesso aos seus exames. Os portais de acesso oferecem aos pacientes acesso seguro on-line às suas imagens médicas – raio-x, tomografias, ressonâncias magnéticas, ultrassonografias etc. Assim que uma conta é configurada, os pacientes podem se registrar para carregar e visualizar exames, compartilhar informações de imagem com especialistas e até mesmo acessar imagens médicas a partir de algum dispositivo móvel.

Como você viu, essas são funcionalidades que melhoram o acesso às imagens médicas, tornando mais ágil o gerenciamento dos arquivos e facilitando a rotina de profissionais e pacientes. O próximo passo? Baixe nosso e-book sobre como agilizar o compartilhamento de imagens médicas!