• Home
  • Blog
  • Hospital digital: conheça os estágios do processo de certificação HIMSS

Hospital digital: conheça os estágios do processo de certificação HIMSS

A tecnologia tem avançado constantemente e está presente em diversas áreas, inclusive da saúde, desde o contato para uma consulta até nos processos de gestão hospitalar. Quanto à gestão hospitalar, temos a certificação HIMSS, que reconhece os hospitais que utilizam a tecnologia em diversos setores da instituição.

Para conquistá-la é necessário que o hospital corresponda a diversos requisitos. No post de hoje falaremos um pouco mais sobre o que é a certificação HIMSS, suas etapas e como são realizadas as avaliações. Confira!

O que é a certificação HIMSS?

A Health Information and Management Systems Society – HIMSS é conhecida por ser uma associação internacional de grande prestígio e importância para o setor da saúde. Fundada em Chicago, a associação atua no mundo todo e tem como objetivo principal estimular o uso da Tecnologia da Informação nos setores da saúde.

A certificação da HIMSS é concedida é concedida ao se reconhecer os esforços e avanços quanto à utilização da digitalização dos processos tecnológicos hospitalares.

Para isso é necessário, primeiramente, que consiga-se atingir uma maturidade de gestão hospitalar e então, uma evolução pelos diferentes estágios que a instituição reconhece como importantes para tal certificação.

Quais são os estágios da certificação HIMSS?
A certificação HIMSS é pautada em oito estágios de prontuário eletrônico, o EMRAM (Eletronic Medical Record Adoption Model) que definem quais os requisitos mínimos que um hospital deve atender para que seja considerado um hospital digital. Confira a seguir um pouco mais sobre cada estágio do EMRAM!

Estágio 0:

É considerado para os hospitais que não possuem nenhum sistema clínico-departamental devidamente instalado. Nesse tipo de gestão hospitalar, não há apoio de automatizações, LIS (sistema para laboratórios) – RIS (radiologia) – PHIS (farmácia), destinadas à assistência e informações online.

Estágio 1:

Nesse estágio a gestão hospitalar conta com os sistemas para laboratórios (LIS), radiologia (RIS) e farmácia (PHIS) devidamente instalados. Além de disponibilizar via WEB os resultados dos exames feitos no paciente.

Estágio 2:

Utiliza-se da integração das informações em um único sistema, ou seja, um repositório de dados clínicos, com vocabulário médico controlado, sistema de apoio à decisão clínica e a possibilidade da troca de informações entre as áreas clínica-assistencial.

Estágio 3:

A equipe de enfermagem faz uso do PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente) com o objetivo de realizar anotações gerais, com a checagem por meio do sistema.

O atendimento se torna mais completo devido à checagem da documentação clínica, verificação dos erros do atendimento e a possibilidade da solicitação de exames.

Estágio 4:

Nesse estágio, há um sistema instalado com o objetivo de prescrição e solicitação de exames e procedimentos (CPOE). Esse sistema encontra-se disponível em pelo menos uma área assistencial hospitalar.

Estágio 5:

Essa fase é uma das que apresentam maior investimento, uma vez que o sistema de PACS (Picture Archiving and Communication System) já faz parte da instituição. Com ele temos a substituição dos filmes radiográficos pelas imagens digitais, com uma qualidade e flexibilidade muito maiores.

Estágio 6:

Considerado um do mais difíceis junto com o estágio 7, reúne todos os sistemas e requisitos citados anteriormente, acrescentados da documentação médica, circuito fechado de medicação completo e sistema de suporte à decisão clínica completo.

Nesta etapa, temos todos os prontuários disponíveis em diversos níveis organizacionais e o circuito de informações abrange toda a instituição hospitalar. Também há o registro completo da administração e checagem da medicação dos pacientes.

Estágio 7:

Somados todos os processos anteriores, neste estágio todos os dados gerados são utilizados na gestão de inteligência ou Business Intelligence, ou seja, estão disponíveis nos setores de ambulatório, emergência, internação, UTI e centro cirúrgico.

Quais os desafios dos estágios 6 e 7?

Para que um hospital ganhe o título de Hospital Digital, da HIMSS, é essencial que ele passe por uma minuciosa avaliação que abrange oito diferentes níveis.

Até o estágio 5 as instituições hospitalares realizam uma auto avaliação pela Internet. Passadas essas fases, a partir do nível 6 são realizadas avaliações presenciais dos sistemas utilizados, a fim de que a gestão atenda a todos os pré-requisitos da certificação.

Para que o estágio 6 e 7 sejam conquistados, é necessária a mudança de estratégia para um ambiente moderno, além do investimento de tempo e dinheiro, pois os níveis das exigências aumentam. Com esses estágios temos alguns desafios. Confira a seguir!

Desafios estágio 6:

O corpo médico deve utilizar o prontuário em diferentes níveis do atendimento, circuito fechado de medicamentos e o sistema de suporte à decisão clínica.

No circuito de medicamentos temos as fases de prescrição até a administração dos medicamentos ao paciente.

Já o sistema de suporte à decisão clínica é classificado de três maneiras: passivo, ativo e interativo – o mais recomendado, uma vez que, além de armazenar as informações, é possível realizar alertas quanto às condutas que devem ser tomadas pelo profissional.

Desafios estágio 7:

Com o nível 7, além da necessidade de recursos financeiros, há também uma necessidade muito maior de prazos, pessoal e normas. Os principais requisitos que o estágio 7 traz são os seguintes:

  • Circuito fechado de medicamentos muito mais complexo com a nutrição parental e a inserção de informações de hemoderivados;
  • Política de Disaster Recovery fortemente atuante, inclusive em datacenters alojados em espaços físicos distintos;
  • Sistema de Paperless, com todas as informações à disposição digitalmente, inclusive com backups completos;
  • Modo interativo (sistema de apoio à decisão clínica principal) com a opção de sugestões de condutas.
  • Utilização de ferramentas que analisam de maneira inteligente todas as informações com a integração nos monitores da UTI.

Como acontece o processo de validação desses estágios?

Para que a HIMSS possa definir o estágio que a instituição hospitalar se encontra, é necessário o preenchimento de um questionário online sobre a utilização das tecnologias nos processos de gestão.

Por meio das respostas, teremos a classificação hospitalar nos níveis considerados pela HIMSS. Nessa etapa são divulgadas as instituições que serão avaliadas nos estágios 6 e 7.

Caso o hospital avance nos resultados, ele passará por uma etapa composta por 60 questões que abordam o uso das tecnologias pela instituição.

Se aprovada, a instituição passará para mais uma fase que é feita inloco, em que os auditores da HIMSS conhecem todo o hospital e realizam entrevistas com os colaboradores.

Após todas estas etapas, teremos o resultado definitivo a partir de um relatório muito bem estruturado e elaborado pelos auditores da HIMSS. A premiação para os hospitais acontece sempre durante algum evento oficial promovido pela instituição.

É fato que as inovações tecnológicas estão no nosso dia a dia. Com elas temos uma melhoria muito clara no atendimento, segurança e assistência na gestão hospitalar, por exemplo. A HIMSS com concebida pela difusão da importância do uso da tecnologia nos cuidados médicos.

Com a certificação, temos um incentivo a mais sobre a utilização das ferramentas da Tecnologia da Informação em hospitais, com o objetivo de se conquistar a excelência na prestação de serviços da área da saúde à comunidade.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a certificação HIMSS? Confira, também, o artigo Sigilo do prontuário médico: por que a discrição é importante? e fique por dentro das principais informações da área da saúde.

Trackback do seu site.

Deixe um comentário