• Home
  • Blog
  • Nuvem e imagens médicas, uma história de amor

Nuvem e imagens médicas, uma história de amor

nuvem e imagens médicasTalvez você nunca tenha parado para pensar, mas a relação entre nuvem – cloud computing – e imagens médicas é super próxima.

Assim como as fotos do seu celular ficam armazenadas com backup na nuvem, as imagens médicas seguem uma lógica parecida, porém, com um nível de sofisticação mais elevado. Afinal, estamos falando de informações de pacientes, o que merece um nível de cuidado e segurança bem maior.

Agora, se você precisa agilizar processos em sua rotina de trabalho, confira um pouco dessa íntima relação.

Facilidade no compartilhamento

Você ainda compra CDs para ouvir música? Se sua resposta for não, é porque você está uma geração à frente na tecnologia de mídias (textos, áudios e imagens).

Mas é comum que CDs ainda sejam utilizados para compartilhamento de imagens entre médicos, hospitais, clínicas, laboratórios e pacientes.

Mas sabemos das limitações dessa forma de compartilhamento. CDs podem ser danificados, extraviados nos correios ou mesmo não serem legíveis entre diferentes leitores. E se a situação é de emergência, tempo é um fator valioso.

Nesse sentido, a nuvem fornece uma estrutura ágil através da internet, em que os profissionais podem compartilhar imagens médicas em tempo real. Os recursos de compartilhamento de imagens via web estão simplificando o processo de distribuição e são mais rápidos e acessíveis em relação aos VPNs. E o que é ainda melhor, muito mais confiáveis.

O compartilhamento de imagens médicas na nuvem está revolucionando a medicina diagnóstica. As possibilidades de tratamento do paciente e bem estar de médicos e profissionais em seu dia a dia de trabalho têm melhorado dramaticamente. Já pensou em discutir um caso com um profissional de confiança de sua casa ou mesmo receber a documentação de um paciente em estado grave, antes de recebê-lo no pronto atendimento? Não precisamos nos alongar muito para ilustrar o potencial do benefício.

Armazenamento escalável

Se você já enfrentou o desafio de expandir sua clínica, laboratório ou hospital, sabe o quanto pode ser elevado o investimento na aquisição de um PACS. É um capital que você adianta e passados alguns anos está obsoleto e comprometido com todo o estoque de imagens que foi gerado. Sem falar que a preocupação com segurança está concentrada em sua própria estrutura.

Com a tecnologia na nuvem, você não precisa imobilizar seu capital. Você paga só pelo que está utilizando e na medida em que for utilizando. Sem contar que há equipes dedicadas à segurança, que seguem padrões internacionais para garantir a confidencialidade dos dados, além de sistemas de redundância e backup das informações.

Se você precisa garantir a viabilidade de uma unidade de saúde, deve colocar esses fatores na balança.

Na ponta dos dedos

A imagem que você precisa pode ser acessada a partir de qualquer dispositivo móvel, como tablets e smartphones ou de seu computador.

O acesso à documentação do paciente é especialmente crítico em situações de emergência. Mas não é função do médico ser arquivista ou gerente de informações. A preocupação dele deve ser aplicar o conhecimento para proporcionar o melhor tratamento ao paciente.

Em instituições maiores os visualizadores móveis permitem que vários médicos acessem  simultaneamente os exames, o que proporciona uma melhor capacidade de  colaboração entre eles.  

Repetição de exames só em casos especiais

Não faz sentido submeter o paciente a um novo exame porque não foi encontrada sua documentação médica. A exposição excessiva à radiação é uma das principais preocupações no campo do diagnóstico por imagem.

Embora este tipo de exame seja essencial para a detecção precoce e a melhora do tratamento, se for muito utilizado, pode causar um grande dano ao paciente. Se a tecnologia para a realização desses exames tem avançado tanto, não faz sentido o gerenciamento dessas imagens serem ainda arcaicos e ultrapassados em prejuízo dos pacientes e do sistema de saúde.

Nos Estados Unidos estima-se que o sistema de saúde desperdice de 10 a 15 bilhões de dólares por ano em repetição de exames. Valor próximo ao orçamento da cidade de São Paulo em 2016.  

Economia

Novas tecnologias facilitam processos, tornam tarefas mais simples, organizadas e nos permitem fazer mais com menos. Este é o benefício que esperamos quando avaliamos a adoção de um novo sistema. E a tecnologia em nuvem para a medicina diagnóstica tem perfeita correspondência com esta forma de pensar.

Proporcionar um sistema de gerenciamento de imagens médicas robusto, estável e seguro a um custo muito inferior aos PACS tradicionais é uma das vantagens que vieram com o progresso. Esqueça custos fixos elevados e gastos recorrentes com manutenção.

O modelo de assinatura veio para ficar e você pode focar seu tempo e seu investimento no que é realmente o centro do seu negócios.

Conseguiu perceber como imagens médicas e a nuvem têm tudo a ver? Deixe suas dúvidas nos comentários, ficaremos felizes em responder!