• Home
  • Blog
  • O que é telerradiologia e como ela funciona?

O que é telerradiologia e como ela funciona?

Com o aumento da oferta de recursos tecnológicos, a telerradiologia é uma estratégia que vem ganhando espaço. Frequentemente ela está associada a ampliação do acesso a áreas ou regiões que não dispõem de conhecimento especializado.

Todavia, muitos gestores ainda têm receio de aplicar essa ferramenta — alguns por falta de recursos, outros por desconhecimento de suas aplicabilidades. Sendo assim, é fundamental uma abordagem objetiva desse recurso.

A seguir, vamos mostrar quais são os fundamentos da telerradiologia e os benefícios de sua implantação. Continue a leitura!

Funcionamento e aplicações da telerradiologia

A telerradiologia é utilizada para avaliar e laudar exames radiológicos a distância. Ela está inserida no contexto da telemedicina, condição em que a assistência clínica é feita por meio de recursos tecnológicos para encurtar as distâncias geográficas.

O funcionamento da telerradiologia é simples, porém demanda recursos para sua efetivação. Nesse sentido, cabe aos gestores dos hospitais a aquisição de equipamentos radiológicos eficientes, que possam transmitir adequadamente os exames.

Isso porque o processo acontece da seguinte maneira: os radiologistas realizam o procedimento com o paciente e, em seguida, enviam o resultado (bem como a anamnese) para os centros de telerradiologia.

Nesses locais, existem profissionais aptos a validarem os exames recebidos. Eles retransmitirão os dados às empresas clínicas solicitantes, otimizando a entrega de tais pareceres clínicos.

Sendo assim, a telerradiologia pode ser implantada em instituições de saúde para resolver problemas relacionados à falta de profissionais para laudar os exames e às dificuldades em manter uma área física própria a essa atividade, entre outras limitações.

As principais implicações de tal tecnologia são:

  • acesso a profissionais de outras regiões geográficas;
  • possibilidade de solicitar uma segunda opinião médica;
  • gerenciamento da utilização do sistema de laudos etc.

Pontos em comum entre a telerradiologia e a radiologia tradicional

A telerradiologia e a radiologia tradicional têm em comum a identificação de pontos patológicos em um exame. Nas duas ferramentas, os médicos estão à procura de anormalidades, por meio de contrastes que possam desvendar a causa de uma manifestação clínica.

Além disso, independentemente do recurso utilizado, o profissional clínico analisa as imagens médicas, faz sua ponderação conforme os achados importantes e pode preparar um laudo via gravador de áudio (ou simultaneamente no computador).

No primeiro caso, há a possibilidade de os laudos serem transcritos por outros funcionários e, depois, conferidos e assinados pelos radiologistas. No segundo, apenas haverá a impressão e a assinatura do documento.

A grande diferença em relação à telerradiologia é que a análise é feita por um médico diferente daquele que realizou o procedimento, pois o resultado é enviado aos centros especializados por e-mail ou outras plataformas.

Regulamentação e regras

Qualquer empresa que prestar serviços de telerradiologia deve ser regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina. O órgão determina requisitos imprescindíveis para a autorização de seu funcionamento.

A resolução CFM 1890/2009 foi revogada pela CFM 2.107/14. As mudanças estão relacionadas principalmente aos padrões de qualidade para exercer os serviços de radiologia a distância.

Sendo assim, a diretriz atual estabelece que os médicos que executarem o exame devem ter um título de especialista em radiologia ou diagnóstico por imagem, do mesmo modo que os profissionais que recebem tais exames nas clínicas de telerradiologia.

Além disso, ficam proibidos os usos da radiologia a distância para exames intervencionistas, tais como aqueles que são realizadas com punções sob controle de imagem, administração de agulhas para biópsias ou fármacos com finalidades clínicas de diagnóstico.

Outro ponto relevante é que apenas empresas brasileiras serão contratadas para os serviços de telerradiologia. Portanto, ficam excluídas as parcerias com companhias estrangeiras para a execução das atividades.

Cuidados a serem tomados

A telerradiologia ainda se configura como uma novidade, sendo que muitos gestores questionam sua vantagem perante o modelo tradicional. Já outros a analisam sob a ótica da regulamentação perante os órgãos fiscalizadores.

Sabe-se, atualmente, que a telerradiologia é uma proposta inovadora, mas que necessita de alguns cuidados referentes à contratação da empresa prestadora desse serviço. Sendo assim, é importante analisar requisitos em relação a isso.

Os documentos comprobatórios devem ser solicitados pelas organizações contratantes. Eles precisam incluir:

  • a autorização de funcionamento da empresa de telerradiologia;
  • a composição e o currículo da equipe médica;
  • endereço e telefones atualizados.

Dessa forma, a contratante se resguarda e pode incluir em seus formulários a parceria firmada, para que não haja dúvidas sobre a responsabilidade atribuída a cada instituição.

Os laudos online e a questão da segurança

A emissão de laudos online segue os mesmos preceitos de segurança de qualquer movimentação de informações pela internet. Assim, para cada tarefa, devem existir módulos de proteção contra invasores virtuais.

Além disso, os sistemas para inserção e emissão de laudos radiológicos devem passar por manutenções periódicas. Tal cuidado evita qualquer tipo de instabilidade no sistema que comprometa a integridade dos dados.

Por isso, a empresa que optar por oferecer resultados de exames online (tanto às clínicas contratantes quanto aos pacientes) deve manter as informações clínicas protegidas por softwares que detectam problemas precocemente.

Cada companhia utiliza técnicas diferentes para garantir a fidelidade das informações. Enquanto algumas exigem que o programa esteja instalado nos computadores, outras solicitam cadastramento com senha e login.

As condições variam de acordo com a atividade a ser inserida na plataforma. Exemplos disso são os médicos que enviam os resultados para os telerradiologistas validarem e necessitam preencher o documento virtual por meio de etapas permitindo o acesso dos usuários.

Aqueles que recebem os resultados provenientes de outros hospitais também são monitorados via acesso às demais funções do sistema. Dessa forma, é possível identificar os usuários caso alguma falha seja detectada.

As principais vantagens

Uma das maiores vantagens da telerradiologia é o aumento da produtividade na emissão dos laudos. Um pequeno hospital realizará mais exames em menor tempo e conseguirá atender à demanda suprimida.

Isso acontece porque, antigamente, os médicos radiologistas precisavam deixar de executar os procedimentos para laudar os exames pendentes. Portanto, tais profissionais tinham uma agenda limitada para a atividade diagnóstica.

Com a telerradiologia, esses profissionais podem expandir seu horário de atendimento. A condição é que seja respeitado o limite máximo de exposição radiológica e os exames sejam enviados para que especialistas finalizem o processo.

Além disso, como as empresas contam com especialistas radiológicos, é provável que a especialização garanta um melhor nível de avaliação e maior qualidade ao laudar.

Outro ponto relevante é a redução dos custos operacionais nas clínicas contratantes. Elas não precisarão de equipamentos e espaço físico para validação de exames, pois o processo será conduzido pelas empresas de telerradiologia.

Custos e tempo demandado

A avaliação econômica para a implantação da telerradiologia dependerá de fatores inerentes da empresa contratante e da produtividade dos serviços. No primeiro quesito, é preciso analisar o estado funcional dos maquinários e o número de funcionários.

Após essa avaliação, o gestor deve orçar os exames pelas empresas de telerradiologia para verificar quanto poderá pedir como custo final. Isso dependerá do fluxo de atividades que será contemplado em contrato.

Em geral, o gasto para emitir um laudo a distância é superior ao de impressão no local. Porém, os benefícios relacionados ao menor tempo para obter o resultado final e a especialidade adicionada devem ser considerados no orçamento final.

A telerradiologia é uma ferramenta que pode solucionar problemas sérios de acesso à profissionais habilitados para avaliar exames de diferentes localidades.

Trackback do seu site.

Deixe um comentário