• Home
  • Blog
  • Saiba como otimizar o atendimento ao paciente com estas 9 dicas

Saiba como otimizar o atendimento ao paciente com estas 9 dicas

Um atendimento de qualidade deve ser a meta de qualquer unidade de saúde que  zele pelos cuidados do paciente e esteja em conformidade com as melhores práticas. Rotinas bem definidas, organização e sistemas que permitam acessar informações de forma simples e práticas são pré requisitos básicos para alcançar um estágio de qualidade satisfatório.

As ferramentas tecnológicas certamente são aliadas neste processo. Uma forma de garantir que essa etapa seja cumprida com sucesso é aliar as novas tendências em tecnologia que promovam a otimização do trabalho e integrem os conhecimentos científicos dos profissionais clínicos, aperfeiçoando o processo de atendimento.

Quer saber como otimizar a assistência ao paciente? Então continue a leitura e descubra 9 dicas para qualificar o atendimento e melhorar a produtividade. Acompanhe!

1. Prontuário eletrônico

Esse é um dos recursos que mais trouxe benefícios para o atendimento clínico de qualidade. A possibilidade de organizar os dados clínicos, medicamentosos e laboratoriais de forma integrada e ainda armazená-los foi um salto na evolução médica.

Com o prontuário eletrônico, os médicos podem analisar o histórico do paciente e as condutas dos outros profissionais, sem desgastar ou mesmo perder as folhas do prontuário manuscrito — fato corriqueiro dentro do ambiente de saúde.

Além disso, com o prontuário eletrônico, é possível imprimir as prescrições médicas a partir da plataforma, bem como inserir dados dos resultados radiológicos do paciente facilitando a prescrição do tratamento e tornando os processos mais ágeis, uma vez que o profissional pode dedicar mais tempo em conversar com a pessoa atendida.

2. Treinamento da equipe

A capacitação dos funcionários de um consultório deve ser contínua, atendendo sempre às novas demandas, inclusive tecnológicas. Nesse sentido, além da eficiência das atividades, é preciso desenvolver a humanização no atendimento. A equipe de uma clínica ou hospital deve estar preparada para lidar com diferentes tipos de pessoas e ainda estar preparada para o caso de imprevistos.

Executar tarefas em tempo reduzido, ou ao menor custo, é um passo para melhorar a produtividade. Nesse contexto, após a percepção da equipe, é possível eliminar etapas desnecessárias e melhorar o fluxo no atendimento. É importante lembrar que a capacitação deve ser algo constante, ou seja, a equipe precisa estar sempre atualizada para oferecer o melhor ao público.

3. Agendamento eletrônico

A marcação de consultas ainda é algo que precisa ser sempre observado. Isso porque o agendamento pelo telefone frequentemente não atende às expectativas dos pacientes devido ao horário reduzido da equipe de recepção para executar essa tarefa.

Por isso, algumas empresas já adotaram o agendamento online, em que o paciente poderá fazer a marcação na data mais propícia e ainda receber uma notificação da confirmação da consulta.

Com esse recurso, os gestores obterão um relatório com os dias da semana mais procurados, os horários ociosos etc. e, assim, poderão planejar atividades para resolver esses problemas logísticos. O agendamento eletrônico também é uma vantagem na medida que reduz o tempo gasto tentando encaixar horários, evita enganos e ainda diminui a falta de comparecimento do paciente à consulta.

4. Serviços diferenciados

Propor serviços inovadores e direcionados ao paciente é um desafio constante. Para tanto, é preciso traçar um perfil com as principais características desses indivíduos e as ferramentas de sensibilização.

Assim sendo, os gestores podem investir em um layout inovador, confortável e acolhedor. O ambiente não deve remeter a um lugar onde prevaleçam questões emocionais negativas.

Dessa forma, ao analisar criteriosamente o perfil do paciente atendido, será possível agradá-lo desde a recepção até o pós-atendimento. Todas as variáveis que influenciarão nesse processo serão cuidadosamente mensuradas para melhorias contínuas.

5. Acesso a imagens em nuvem

Outro grande diferencial na hora de proporcionar o melhor atendimento ao paciente é disponibilizar o acesso ao diagnóstico por imagem. Isso porque, sobretudo em casos mais graves, é difícil para ele entender qual o seu problema de fato. Assim, as imagens são ferramentas que podem ser aliadas à explicação, fazendo com ele que entenda o que está se passando e como será feito o tratamento.

Além disso, essas imagens podem ser disponibilizadas em nuvem, ou seja, em sistemas online de armazenamento de fácil acesso. Dessa forma, caso ele deseje procurar uma segunda opinião ou consultar sempre que for possível, elas estarão ao seu alcance. Essa é uma medida que, ao contrário do que parece, garante maior fidelização e confiança no trabalho do profissional.

6. Definição de métricas e resultados

Em todo tipo de serviço prestado é importante observar as métricas e, a partir delas, entender o desempenho do seu negócio. Em clínicas e hospitais, as métricas de atendimento que podem ser mensuradas são: tempo de resposta ao paciente, tempo médio de atendimento (TMA), tempo de espera médio para a consulta e porcentagem de problemas solucionados na primeira ligação.

A partir do estabelecimento de métricas e objetivos, a equipe se sente mais motivada a alcançá-los. Também é importante para identificar possíveis pontos fracos no atendimento e propor soluções e estratégias para melhorar esse aspecto.

7. Atendimento humanizado

A humanização é outro ponto bastante pertinente nos dias de hoje, pois somente a atenção médica não tem sido suficiente para fidelizar o paciente. É preciso desenvolver técnicas de acolhimento, considerando as questões emocionais envolvidas.

Mesmo com o avanço tecnológico e as ferramentas citadas neste post, o paciente precisa estabelecer uma relação de confiança no profissional que o atende e precisa sentir que está sendo ouvido

Nesse sentido, na hora de realizar um atendimento, procure colocar em prática a empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar do outro para entender a sua dor. Também seja didático ao explicar o diagnóstico, evitando termos muito complexos e esteja disponível para eventuais dúvidas.

8. Privacidade

Na relação entre médico e paciente deve prevalecer a privacidade. Por isso, é preciso que o estabelecimento tome as medidas cabíveis para que o direito ao sigilo das informações das pessoas atendidas seja respeitado, o que inclui que os arquivos sejam armazenados com segurança e que não haja divulgação de informações a terceiros.

9. Pesquisas de satisfação

Por fim, em um período preestabelecido de acordo com a demanda de sua clínica, realize pesquisas de satisfação com os próprios pacientes pois só eles podem dar o feedback necessário para implementar melhorias ou mudar a forma como alguns procedimentos podem ser feitos. Com isso, ele vai sentir que está sendo ouvido e que ele pode contribuir para a melhoria dos serviços prestados.

Depois de acompanhar todas essas dicas, é possível perceber que o atendimento ao paciente deve atender critérios clínicos, econômicos e administrativos dentro de uma instituição de saúde. Sendo assim, é preciso realizar a avaliação de forma holística e associar práticas que facilitem a compilação e organização dos dados clínicos de forma que o paciente se sinta confiante no tratamento e no profissional.

E aí, o que achou das nossas dicas de atendimento? Quer ficar por dentro de mais conteúdos como este? Então siga nossas redes sociais! Estamos no Facebook, no Twitter, no YouTube e no LinkedIn.

Trackback do seu site.

Deixe um comentário