• Home
  • Blog
  • Sistema PACS – 5 vantagens e desvantagens

Sistema PACS – 5 vantagens e desvantagens

Sistema PACS - 5 vantagens e desvantagens (5)

Adquirir um Sistema de Comunicação e Armazenamento de Imagens — na sigla em inglês, PACS (Picture Archiving and Communication System) — , envolve um investimento elevado financeiramente e de tempo para qualquer unidade de saúde.

É muito importante que o profissional responsável pela gestão da área de saúde pesquise e se familiarize com o sistema PACS antes de adquiri-lo. Deve-se ter em mente que, geralmente, sua instalação pode consumir centenas de milhares de reais em hardwares, softwares e treinamentos para os profissionais, que podem demorar alguns meses.

Ou seja, grande parte de seu orçamento ficará imobilizado, além de adicionar um novo custo recorrente com manutenção. Por outro lado, o sistema traz organização na geração de laudos e de exames, o que estimula o aumento da produtividade.

Para facilitar o processo de avaliação, listamos abaixo 5 vantagens e desvantagens de um sistema PACS. Mas antes, vamos falar um pouco mais sobre esse sistema. Acompanhe!

Qual a sua importância?

Ainda que não seja uma solução tão moderna e acessível como as plataformas em nuvem, o sistema PACS é um grande avanço para os radiologistas, que passam a poder laudar um exame digital. Principalmente quando comparado aos locais que ainda trabalham com impressoras e filmes.

A disponibilização de armazenamento, visualização e elaboração de um laudo médico em um sistema eletrônico é muito útil para clínicas, hospitais e centros diagnóstico em geral.

O sistema PACS permite também que o estabelecimento de saúde conte com um servidor próprio, substituindo os HDs, CDs e Pen Drives. Essa facilidade vem sendo um dos principais pilares para sua venda, como algo que o gestor em saúde não pode deixar de ter, de forma que muitos hospitais e centros de saúde vem optando por essa solução.

Mas vamos avaliar o que realmente importa: o benefício esperado em função do custo da solução. Listamos a seguir vantagens e desvantagens do sistema. Confira!

Quais as suas vantagens?

  1. Organização das imagens médicas: elas podem ser organizadas de acordo com o tipo, data ou paciente e armazenadas em um só lugar;
  2. Redução da perda de exames: o armazenamento digital evita esse tipo de problema e, consequentemente, a repetição desnecessária de exames perdidos;
  3. Ganho de produtividade da equipe: ganha-se tempo de busca de exames físicos e o acesso a todas as imagens pode ser feito do mesmo local, sem a necessidade de deslocamento do profissional de saúde;
  4. Melhora no acesso das imagens pelas equipes internas: o profissional pode ter acesso de qualquer computador da unidade quando necessitar, durante uma consulta ou antes de um procedimento;
  5. Facilidade na elaboração de laudos: a alta resolução das imagens e a praticidade de acesso facilitam a entrega para os médicos radiologistas.

E as desvantagens?

  1. Custo elevado de aquisição de servidores e softwares: é preciso planejamento do gestor, para que o impacto financeiro seja amenizado;
  2. Tempo de instalação e treinamento da equipe: alguns sistemas são mais complexos e podem levar alguns meses para a conclusão da instalação e do treinamento;
  3. Custo adicionais: salas climatizadas com ares-condicionados ligados 24 horas por dia e a necessidade de equipes de tecnologia da informação (TI);
  4. Segurança da informação armazenada: a confidencialidade dos dados deve ser garantida pelo comprometimento do fornecedor escolhido;
  5. Mudanças tecnológicas: necessidade periódica de atualização de equipamentos e softwares com o tempo por ficarem obsoletos, o que implica em mais custos associados a longo prazo.

Sistema PACS e a computação em nuvem: qual a relação?

Muitas das vantagens dos sistemas PACS foram aproveitadas pela tecnologia da computação em nuvem aplicada ao gerenciamento de imagens médicas, e as principais desvantagens praticamente foram eliminadas.

Antigamente, eram utilizadas impressoras e filmes radiológicos para a leitura e a realização de laudos das imagens. Posteriormente, surgiu o PACS e as soluções eletrônicas, que possibilitam o armazenamento em servidores locais, CDs, pen drives e HDs externos.

Atualmente, essa forma de armazenamento está se tornando obsoleta, — vivemos na era da computação em nuvem e da disseminação de tablets e smartphones.

Os sistemas PACS atuais, criados com a tecnologia de computação em nuvem, se baseiam na entrega de serviços de hardware e software via internet. Dessa forma, o sistema de armazenamento pode ser utilizado em qualquer dispositivo móvel com acesso à rede, e as imagens são compartilhadas online.

As vantagens adicionais do PACS associado à computação em nuvem são:

  • acesso instantâneo às imagens, ou seja, de qualquer lugar (até fora da unidade de saúde, como em casa);
  • investimento inicial menor em equipamentos e manutenção;
  • implementação mais rápida;
  • redução do custo de infraestrutura e manutenção.

Ter as informações corretas e atualizadas é necessário para se tomar uma decisão acertada no gerenciamento das imagens médicas de uma unidade de saúde. O sistema PACS ainda apresenta alguns desafios para sua implementação e uso, mas que podem ser superados, trazendo agilidade e facilidade na geração de imagens e realização de laudos, mesmo à distância.

Se você gostou desse texto sobre o sistema PACS, então siga nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações. Estamos no Facebook, Twitter, Youtube e Linkedin!


Dr. Roberto Cury, Cardiologista, Especialista em Imagem Cardíaca, Co-fundador da Ambra Saúde

Wellington Santos, Gerente de Vendas na Ambra Saúde

Tags: