• Home
  • Blog
  • Tecnologia e medicina: entenda os benefícios da cloud computing

Tecnologia e medicina: entenda os benefícios da cloud computing

O que acha de acessar os exames de seu paciente e dar o laudo sem sair de casa? A possibilidade de ter esses dados de forma remota, a qualquer hora e de qualquer lugar, com flexibilidade e agilidade, é uma das vantagens que a Cloud Computing oferece também para a área de saúde.

armazenamento de dados dos pacientes é um dos benefícios conquistados com as tecnologias em nuvem aplicados à medicina. Hoje, o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), já pode ser todo digitalizado. Neste conceito entram os exames por imagem,laudos, procedimentos e mesmo a evolução do quadro de saúde. Entenda mais sobre os benefícios da cloud computing na medicina.

Tecnologia e medicina: aliadas para um melhor atendimento na área de saúde

Com o aumento da informatização na área médica e o uso cada vez mais constante de sistemas de gestão hospitalar, médicos e administradores começaram a ter mais controle sobre a produção e os processos diários.

O crescimento da tecnologia permitiu um nível mais elevado de colaboração, potencializado pelos aplicativos móveis.  Com isso, é possível ampliar a eficiência do atendimento, além de impactar na redução de custos, um fator crítico no acesso à saúde de qualidade.

Quais as vantagens de adotar a cloud computing

Veja agora quais as vantagens da associação da tecnologia e medicina e os benefícios da cloud computing nesse processo:

Acesso às informações de forma remota

Uma das maiores vantagens do cloud computing é permitir o acesso à informação a qualquer hora e em qualquer lugar. Quando falamos em medicina diagnóstica, logo os Radiologistas já percebem o benefício.

O armazenamento em servidores locais parece algo rudimentar, se comparado aos benefícios da computação em nuvem. É como comparar uma máquina de escrever com um MacBook. O acesso à informação é um fator crítico na definição de um atendimento efetivo de um paciente.

Sem os dados do paciente, o médico fica praticamente de mãos atadas, sem poder processar e decidir quais passos tomar.

E o acesso às imagens médicas é um dos limitadores para quem ainda tem suas imagens armazenadas em servidores locais, CDs ou mesmo filmes radiológicos e arquivos físicos. Clínicas e hospitais que já utilizam soluções em nuvem permitem que seus profissionais acessem os dados do paciente, bastando apenas um computador ou tablet e o acesso à internet.

Ganha-se agilidade, segurança e proporciona não só um melhor atendimento, mas uma melhor condição de trabalho aos profissionais. Mobilidade urbana é um problema sério e as horas dos profissionais de saúde são valiosas.

Quando você opta por uma solução que valoriza o tempo do profissional, está alocando de forma eficiente um recurso valioso, que é a base de conhecimento aplicada de forma eficiente.

Segurança de dados mais reforçado

Quando armazenados em nuvem, os dados estão salvos de forma permanente, com sistemas automáticos de backup. E os sistemas são pensadas para terem um nível de segurança mundial, pois são desenvolvidos para atender níveis elevados da privacidade do paciente. Isso só é possível graças à especialização e o desenvolvimento de sistemas de criptografia, o que desvincula os dados do paciente das imagens geradas (split and merge).

A clínica é cobrada apenas pelo uso

Cloud Computing permite o uso e o pagamento flexível, na medida da utilização. Grandes hospitais vão ter um custo maior do que pequenas clínicas.

Algo completamente diferente do modelo antigo, em que os menores ficavam limitados a recursos de segunda linha por não terem capital suficiente para acompanhar as grandes evoluções tecnológicas disponíveis para os grandes centros de saúde.

Ou seja, o que uma clínica vai pagar pelo serviço será apenas o que utilizar, levando em conta diversos fatores, como o tamanho da empresa, a quantidade de espaço que ela vai usar para o armazenamento, quantos usuários precisarão estar conectados simultaneamente e quantos servidores serão necessários.

Suporte remoto

Com profissionais qualificados, eventuais falhas que possam ocorrer no sistema podem ser resolvidas também de forma remota e por profissionais especializado, de onde eles estiverem, conferindo rapidez ao atendimento.

Como podemos ver, a tecnologia e a medicina estão cada vez mais próximas, integrando diversas funções, como o armazenamento em nuvem, que melhora os processos de clínicas e hospitais, gerando mais flexibilidade, segurança, economia de tempo e ganhos, tanto para os médicos quanto para os pacientes.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então acesse nosso outro artigo: Soluções de imagens médicas na nuvem: cuidados e como começar!

Wellington Santos, Gerente de Vendas na Ambra Saúde