• Home
  • Blog
  • Tecnologia VNA no segmento médico: o que você precisa saber?

Tecnologia VNA no segmento médico: o que você precisa saber?

Tecnologia VNA no segmento médico: o que você precisa saber?

A tecnologia VNA no segmento médico é uma ferramenta indispensável para os gestores clínicos. Ela garante eficiência nos processos, diminui o volume ocupado para armazenamento de arquivos e propicia mais agilidade no atendimento clínico.

No entanto, muitos gestores desconhecem suas potencialidades e as informações a respeito da implantação dessa tecnologia. Dessa forma, deixam de ganhar produtividade em suas atividades cotidianas.

Além disso, ainda se ressentem do aumento de custos com a instalação de diversos softwares incompatíveis com as imagens geradas pelos exames, causando frustração e perda de tempo durante a análise dos resultados.

Por isso, é fundamental conhecer estratégias inovadoras e que promovam redução de custos gerenciais, além de integradoras para interpretação das hipóteses diagnósticas levantadas.

Quer saber como a tecnologia VNA no segmento médico pode melhorar os processos de gestão clínica? Então, não perca as informações que daremos a seguir!

Entenda o que é VNA

VNA é a sigla para Vendor Neutral Archive — a tradução literal significa “Arquivo Neutro do Fornecedor”—, sendo uma estratégia de armazenamento de documentos clínicos que independente do software utilizado.

Assim sendo, a tecnologia VNA facilita a rotina do gestor, pois possibilitará a guarda dos laudos médicos em padrão não DICOM (jpeg, tiff, pdf, doc, docs e txt) junto às imagens no formato DICOM (mr, ct, pet, cr, us e mg).

Dessa forma, o gestor terá um panorama da situação clínica, fará interpretações em um único diretório e emitirá o parecer com base em todos os exames, sem necessitar abrir softwares específicos para cada imagem.

Saiba quais os benefícios da tecnologia VNA

Em tempos de integralidade do cuidado clínico e das diferentes metodologias para buscar o diagnóstico com maior sensibilidade e especificidade, uma ferramenta com essa magnitude e acessibilidade será de grande valia para os gestores clínicos.

Isso porque ela proporciona a análise das nuances patológicas em diferentes aspectos, sem necessidade de conectar com os softwares de origem para obter as imagens dos pacientes, uma vez que o acesso será em um único lugar.

Além disso, a facilidade de acessar os arquivos armazenados em nuvem e compartilhá-los para uma segunda opinião com outros especialistas no assunto garante uma avaliação mais rica e intervenções mais adequadas ao caso clínico em questão.

No quesito gerencial, observa-se a flexibilização para alternar soluções de visualização a um custo menor, possibilitando a inserção de ferramentas diagnósticas mais avançadas, além da redução de custos da tecnologia da informação.

 Compreenda a compatibilidade da tecnologia VNA

A compatibilidade entre os sistemas integradores de imagem se configura como o maior desafio para aqueles que lidam com diversos padrões durante o expediente clínico. Os motivos são diversos, porém as consequências são impeditivas para a otimização das atividades.

Pensando nisso, a tecnologia VNA permite o armazenamento no mesmo diretório, compilando imagens DICOM, como aquelas advindas de exames mais complexos, como ressonância magnética, tomografia por emissão de pósitrons, até os mais usuais, como raios-X, ultrassom e mamografias.

A compatibilidade e a integração dos sistemas é uma oportunidade também de crescimento para empresa, que não fica dependente dos softwares implantados e das atualizações dessas ferramentas.

Entenda a integração com RIS e HIS

Na medicina diagnóstica, a integração de tecnologias é um facilitador para intervir precocemente na situação clínica do paciente. Todavia, o advento dos recursos, quando utilizados isoladamente, não proporciona benefícios aos processos clínicos em toda sua potencialidade.

Nessa situação, torna-se interessante incorporar tecnologias que são integráveis, como é o caso da ferramenta RIS e HIS. Enquanto o RIS é uma plataforma completa para gerenciamento do fluxo de trabalho da clínica, o HIS agrega os dados clínicos provenientes dos prontuários dos pacientes.

A integração desses softwares permite a visualização dos exames radiológicos ao mesmo tempo em que o médico estuda os dados coletados no prontuário do paciente, facilitando a formalização do diagnóstico.

Além disso, em casos mais complexos, a compilação dos resultados obtidos servirá de base para estudos clínicos posteriores com outros profissionais, de forma a ampliar as condutas que não se enquadram ao padrão normal das intervenções.

A integração entre RIS e HIS se configura com um panorama dos atendimentos realizados na instituição, o que pode favorecer as estatísticas sobre os serviços prestados, os levantamentos sobre as glosas e outros prejuízos e o faturamento mensal das atividades.

Diante disso, será possível estabelecer mudanças para o aprimoramento dos atendimentos, bem como acompanhamento daqueles com avaliação positiva perante os pacientes e profissionais clínicos.

Confira as integrações Ambra

A Ambra é uma empresa pioneira na tecnologia VNA para o segmento médico, pois acredita na potencialidade dos benefícios que ela agrega para as instituições que a implantam e também na eficiência dessa metodologia.

Além disso, a Ambra tem como propósito facilitar a integração dos sistemas de imagens médicas para ajudar no diagnóstico mais rápido para o paciente e melhorar a percepção dos serviços frente aos prestadores clínicos.

Sabendo disso, a Ambra oferece o armazenamento de dados clínicos na nuvem — o que não sobrecarrega as máquinas das empresas —, mantém a segurança das transações tecnológicas e a acessibilidade aos usuários do sistema.

Outra vantagem dos serviços contemplados pela Ambra é a possibilidade de discussão de casos clínicos com outros especialistas, com a utilização cotidiana da telerradiologia e a disponibilidade de entregar exames rápidos em menor tempo.

Além disso, as atividades englobadas pela Ambra também podem ser usadas em serviços de emergência, o que se configura como uma diferencial para avaliar a gravidade da condição clínica em poucos minutos e aumentar a sobrevida do paciente.

A Ambra, por pactuar pelo apreço ao cuidado clínico, está sempre disponível para as empresas contratantes para discutir as estratégias mais condizentes com a realidade de cada instituição e mostrar a interoperabilidade no setor de radiologia.

A tecnologia VNA no segmento médico é uma estratégia promissora de consolidação dos dados clínicos e radiológicos dos pacientes, com a finalidade de desobstruir os entraves relacionados à entrada em diferentes sistemas para obtenção dos resultados apurados. A facilidade de integração conseguida por meio dessa tecnologia aperfeiçoará os laudos e compilará todas as informações do paciente de forma a manter um cuidado integral e holístico.

E você, como mantém a integralidade dos dados clínicos dos pacientes? Quais são os principais obstáculos durante o expediente diário? Está interessado em incorporar a tecnologia VNA no segmento médico? Então, entre em contato conosco e solicite mais detalhes dessa proposta!

Tags:, , , , ,

Deixe um comentário