• Home
  • Blog
  • Telemedicina e telessaúde: qual a diferença entre elas?

Telemedicina e telessaúde: qual a diferença entre elas?

Telemedicina e telessaúde: qual a diferença entre elas?

No contexto tecnológico em que vivemos, a inclusão de novos termos em estabelecimentos médicos e laboratoriais vem se tornando a cada dia mais comum. Um bom exemplo dessa questão são os conceitos de telemedicina e telessaúde, que vieram para revolucionar o setor. Tratam-se de ferramentas capazes de otimizar resultados e a qualidade do atendimento ao público, que espera ansiosamente por seus diagnósticos.

Por ser algo relativamente novo, é comum que haja alguma confusão entre esses dois conceitos. Entretanto, existem diferenças cruciais entre eles: a telessaúde é mais abrangente, levando em conta sistemas de informação, comunicação e tecnologias utilizadas para promover a saúde. Nela, estão inclusas as conferências e pesquisas médicas, o apoio a pacientes crônicos e a capacitação profissional.

Já a telemedicina representa um ramo da telessaúde. Ela diz respeito à troca de informações a distância, permitindo a emissão de laudos, por exemplo, de maneira mais rápida e efetiva.

Apesar dessas diferenças, ambas são benéficas para o setor da saúde. Para ajudar você a entender de que forma isso ocorre, listamos as principais vantagens de cada uma.

Vantagens da telessaúde

Capacitação da equipe e teleconferências entre médicos

Com o uso da tecnologia, a troca de conhecimentos entre profissionais da saúde tornou-se mais fácil. As barreiras físicas já podem ser transpostas, de modo que não é mais necessário estar alocado em um mesmo espaço físico para desenvolver pesquisas em conjunto.

Isso permite a criação de um cenário muito mais rico em informações, visto que torna possível unir forças em busca de novos tratamentos e descobertas.

Satisfação e fidelização dos pacientes

Paciente bem atendido volta sempre e indica seus serviços para amigos e familiares. A telessaúde permite o desenvolvimento de sistemas e alternativas que trazem bem-estar e qualidade de vida ao paciente. Para as clínicas e hospitais que aderem à ferramenta, os resultados não tardam a surgir.

Vantagens da telemedicina

Ampliação de possibilidades

Muitas vezes, gestores de clínicas médicas sentem-se perdidos diante de tanto trabalho. Elaborar laudos de exames demanda tempo e dedicação. Mas como fazer isso quando se tem questões administrativas ou mesmo atendimentos médicos a realizar?

Nesses casos, podem optar pela contratação de uma empresa especializada em laudos a distância. A telemedicina permite que informações de imagem sejam enviadas para que profissionais especializados emitam seus laudos. Dessa forma, o gestor pode dedicar-se a outras questões, ampliando sua capacidade de atuação.

Otimização dos recursos

Locais onde haja uma demanda elevada por serviços de saúde podem justificar ter um médico especializado e dedicado a laudar. Mas as dimensões continentais do Brasil e a existência de pequenas comunidades não poderiam contar com a mesma estrutura para atendê-las localmente.

Essa é uma das aplicações que a telemedicina tem muito a contribuir. Ampliar acesso a serviços de qualidade e garantir que mesmo de forma remota, seja oferecido um atendimento a quem tem dificuldade em acessar centros de saúde. Esta é a realidade do nosso país que muitas vezes exige mais criatividade e desenvoltura para solucionar desafios que são nossos.

Entendeu a diferença entre telemedicina e telessaúde e de que forma essas duas ferramentas podem trabalhar juntas para proporcionando ganhos de qualidade e produtividade? Se os softwares de gestão estão em alta, por que não informatizar, também, a área médica?

Se você gostou do post, não deixe de nos seguir nas redes sociais. Estamos no Youtube, Twitter, Facebook e LinkedIn.

Tags:, , ,

Trackback do seu site.

Deixe um comentário