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Como começo a verificar o retorno sobre o investimento em tecnologias e inovação na saúde

Construindo um diferencial competitivo

verificar o retorno sobre o investimento em tecnologias e inovação na saúdeQuando aplicamos nosso tempo e capital, a expectativa é por melhorias, desenvolvimento e evolução. É assim que definimos onde nossa energia será alocada.

Isso deve gerar retornos sob 3 perspectivas que se retroalimentam:
1) Organização interna
2) Experiência do paciente
3) Reflexo financeiro

Esse é o círculo virtuoso que posiciona centros de excelência em saúde à frente do mercado. E é difícil pensar em um modelo que não passe por planejar e investir em tecnologias e inovação.

Hoje existe solução para quase tudo em termos de gestão. Funcionalidades e sistemas como:

  • Prontuários e prescrição eletrônicos
  • Arquivamento e compartilhamento de imagens médicas
  • Sistemas de comunicação e computação para clínica móvel

O mais complicado mesmo é encontrar pessoas qualificadas que saibam trabalhar e extrair o potencial das ferramentas disponíveis. Mas este é um outro assunto.

Vamos entender primeiro como cada uma das etapas e benefícios dos investimentos realizados podem gerar resultados e as métricas para medi-los.

Organização interna

Clínicas e hospitais sofrem com os prejuízos, o estresse e o desgaste gerados pela desorganização. Por exemplo:

  • Confusão de agendas e escalas
  • Pacientes que faltam a consultas e exames
  • Fila de espera e reclamações

Ter um ambiente organizado melhora as condições e a rotina de trabalho, valorizando o tempo do profissional de saúde e extraindo o melhor das equipes administrativas.
Softwares de gestão e a adoção de processos bem estruturados podem poupar muita energia e garantir que suas horas estão sendo bem aproveitadas.

Afinal, nada pior do que ter que gerenciar profissionais pouco comprometidos, pacientes que se esquecem de consultas ou a insatisfação legítima de quem precisa aguardar horas para ser atendido.

No Brasil, a Falconi é uma das maiores consultorias especializadas em gestão. Entre os diversos livros publicados pelo Professor Vicente Falconi e seu time, está o do Consultor, Luiz Nogueira, especializado na área de saúde: Gerenciando pela Qualidade Total da Saúde.

Experiência do paciente

O nível de competitividade cresce continuamente e cada vez mais o paciente é colocado no centro das atenções. A qualidade do atendimento clínico é um pressuposto, mas há diversos outros fatores que influenciam na forma como ele se relaciona com sua unidade de saúde.

A pontualidade, os processos organizados e a disponibilidade de informações influenciam na percepção de valor. Afinal, se alguém foi procurá-lo é porque provavelmente há algo a ser tratado e a condição pode ser de vulnerabilidade.

As questões a serem respondidas são:

  • O que mais é possível fazer na busca do bem-estar do paciente?
  • Quais são as melhores práticas do mercado?
  • Como posso causar uma boa impressão?

É este o tipo de pensamento inovador. Pesquisar e aprender sobre casos de sucesso, estar atento aos novos procedimentos. Isso requer investimento de tempo e dinheiro que tornem o que já é bom, algo excelente, digno de ser recomendado.

Reflexo financeiro

Se seu esforço e dedicação forem capazes de gerar recomendações de sua clínica ou hospital, é sinal de que seu investimento está gerando resultados. Sua operação possui destaque e você criou uma identidade capaz de atrair novos pacientes que confiem em seu atendimento.

Há outros indicadores como redução de taxa de cancelamento de consultas, reclamações e melhora da própria eficiência da equipe interna que também podem ser acompanhados.

Mas a tradução mais genuína de que seus investimentos em tecnologia e inovação estão gerando resultados está nos seus indicadores de atendimento, recomendação e satisfação de quem o procura.

Com essas informações, você terá números em suas mãos que confirmem que você tomou as decisões corretas na construção de um centro de saúde de sucesso.

Você tem o desafio de implementar tecnologias e criar um ambiente de inovação na sua clínica ou hospital? Conte sua experiência para nós!
Dr. Ricardo Cury, Radiologista, Co-Fundador da Ambra Saúde.