• Home
  • Blog
  • Conheça as 6 principais inovações tecnológicas na área da saúde

Conheça as 6 principais inovações tecnológicas na área da saúde

Estamos cercados por tecnologia, e ainda assim, todo dia são criados novos produtos, designs, formas e aplicações capazes de nos impressionar. Diante desse cenário repleto de novidades, não podemos deixar de fora as inovações na área da saúde.

Com crescimento exponencial, as tecnologias nesse contexto têm adquirido cada vez mais espaço, confiança, reconhecimento e, consequentemente, novos adeptos. No texto de hoje listaremos as novidades tecnológicas que mais têm se destacado na área da saúde. Confira!

1. Cloud Computing

Mais conhecida no Brasil como computação em nuvem, esta solução ganhou muito espaço em nossas rotinas pessoais e também vem conquistando espaço no setor corporativo. É uma forma completamente nova de lidar com tecnologia e que permite o compartilhamento de infraestrutura e sistemas. Basta acesso à internet e a necessidade de armazenamento ou processamento de informações.

Já para a saúde, os ganhos são significativos. Afinal, qual o melhor modelo para armazenar e gerenciar imagens médicas? Se entre os critérios você considerar custos, segurança e simplicidade, sem dúvida as soluções em nuvem são muito mais competitivas, com benefícios bastante claros.   

2. Big Data

Outra inovação também relacionada a armazenamento é o Big Data. Conceito que vem ganhando aplicação no mercado. Grandes bancos de dados podem ser analisados, buscando padrões e informações valiosas que podem ampliar as linhas de atuação, sejam em negócios ou mesmo em diagnóstico.

Já pensou você cruzar dados de informações de pacientes com obesidade e relacionar isso com algum tipo de câncer. Estudos que antes deveriam ser conduzidos por grupos controlados, hoje podem envolver um volume muito maior de amostragem e confirmações muito mais precisas.

As correlações podem ser feitas de forma muito mais acurada e os caminhos de decisão podem ficar muito mais claros. Depois procure saber um pouco mais sobre o caso das cervejas e das fraldas e qual a correlação entre elas no mercado de varejo.

3. Internet das coisas ou Internet of things (IoT)

Cada dia mais inserida em nossas vidas, a internet tem oferecido novas soluções que possibilitam facilitar a forma como nos relacionamos com aparelhos e outros objetos. Em outras palavras, a internet das coisas estabelece a conectividade com diversos itens usados no dia a dia, dando a eles novas funções, como acontece por meio da inovação da área da saúde.

O que antes era apenas um bracelete, por exemplo, hoje é capaz de medir os passos, avaliar seus batimentos cardíacos e até mesmo seu sono. Da mesma forma, o aparelho de aferir a pressão envia seus dados automaticamente para o smartphone. Além disso, esses gadgets — como são chamados — criam relatórios com o histórico dos seus dados que podem ser enviados para a avaliação médica.

4. Modelos 3D como inovações na área da saúde

A tecnologia 3D já havia ganhado espaço na área da saúde por possibilitar, por exemplo, trabalhar com imagens mais próximas do real, quando se trata de exames diagnósticos.

Porém, as inovações não param e a novidade agora, são os modelos 3D, cuja tecnologia permite a impressão em três dimensões de qualquer órgão a partir das imagens de exames do paciente. Dessa forma é possível prever complicações que poderiam acontecer durante a cirurgia, treinar o procedimento anteriormente e garantir ainda mais segurança e agilidade.

5. Realidade virtual

Esta tecnologia chegou com muita força na indústria de jogos e claro, pode e tem sido muito bem aproveitada na área da saúde.

Por meio dela, inúmeros programas de simulação em todo o mundo têm sido testados, como para tratamentos da dor, de pacientes psiquiátricos, simulação de procedimentos e até mesmo para idosos, pessoas acamadas ou com mobilidade limitada.

6. Inteligência Artificial (AI)

Por fim, uma das principais inovações tecnológicas que, inclusive, tem provocado grandes discussões na área da saúde. A Inteligência Artificial é o nome dado a um conjunto de algoritmos capazes de executar tarefas até então limitadas ao cérebro humano.

No contexto da radiologia, esta tecnologia permite agilizar o tempo de leitura e a precisão dos resultados dos exames.

Gostou das principais inovações na área da saúde? Agora que você já está por dentro das novidades, que tal compartilhar o post nas suas redes sociais?