• Home
  • Blog
  • Imagiologia médica: confira como auxilia no tratamento do câncer

Imagiologia médica: confira como auxilia no tratamento do câncer

A imagiologia médica, representada pelos exames de imagem, é uma ferramenta essencial para auxiliar o médico no diagnóstico preciso do câncer, a fim de que a melhor conduta terapêutica seja estabelecida para o paciente.

E, principalmente para o diagnóstico de tipos agressivos — como o que atinge o pulmão — é impossível traçar qualquer linha terapêutica sem a ajuda dos exames de imagem.

Além disso, esses exames também são importantes para determinar se a resposta ao tratamento está dentro do esperado ou não.

Quer entender um pouco mais sobre o papel da Imagiologia médica no tratamento e diagnóstico do câncer? Confira a seguir.

O que é Imagiologia médica?

A Imagiologia médica é uma área da medicina conhecida por utilizar processos e técnicas para reproduzir imagens do corpo humano, a fim de auxiliar médicos no diagnóstico clínico. Dessa forma, os exames de imagem são realizados por máquinas que emitem formas diferentes de energia tais como: ondas sonoras, partículas radioativas, raios X e campo magnético.

Ao ser emitida, essa energia é parcialmente absorvida e outra parte é refletida pelo corpo. Assim, as mudanças provocadas pelo padrão de energia nos tecidos geram uma imagem. E essa reprodução gráfica pode retratar tanto estruturas normais quanto anomalias decorrentes da ação de alguma doença, como o câncer.

Para que são feitos os exames de imagem? 

A imagiologia representa somente uma etapa de todo processo diagnóstico e terapêutico do câncer. Afinal, o estudo completo para detectar essa doença também envolve a investigação de toda a história familiar e clínica do paciente

Assim, esses exames iniciais servirão como comparação para os demais exames imagéticos que serão solicitados durante o tratamento. E, principalmente, serão utilizados para definir o estado do câncer.

Além disso, a imagiologia médica também é útil para:

  • detectar o câncer nos estágios iniciais (principalmente quando ainda não houve metástase), mesmo se o paciente não apresenta sintomas. Um exemplo de exame de imagem empregado para isso é a mamografia.
  • demonstrar a localização precisa do tumor.
  • apontar se há recidiva do câncer, ou seja, se a doença voltou.

Como a imagiologia auxiliar no tratamento do câncer de pulmão?

O câncer de pulmão é considerado um dos tipos de câncer com maior índice de mortalidade — chegando a aproximadamente 86% no Brasil — principalmente devido ao diagnóstico tardio.

Seu principal fator de risco é o tabagismo, daí a importância de campanhas de prevenção, como o Dia Mundial sem Tabaco (31 de maio).

E assim como nos demais tipos, os exames de imagem, para os casos de câncer de pulmão, são importantes para localizar e determinar a extensão da doença.

Quer conhecer um pouco mais sobre a utilidade de cada exame nesse tipo específico de câncer? Confira

Radiografia de tórax

Um dos primeiros exames a ser solicitado quando suspeita-se de câncer de pulmão. A radiografia de tórax é obtida a partir da emissão de raios X e a imagem que se forma é utilizada para detectar se há alguma lesão que pode ser característica de um tumor.

Tomografia Computadorizada

Constitui uma técnica de diagnóstico por imagem que também emprega a emissão de raios X, porém, reproduz imagens de pequenas fatias do pulmão.

A partir delas, é possível localizar o tumor, bem como determinar seu tamanho, ou seja, é o exame padrão-ouro para a definição do estágio do câncer.

Tomografia por emissão de pósitrons (PET scan)

Este exame pode detectar alterações bioquímicas provocadas pelo câncer, antes mesmo da tomografia computadorizada. Assim, é administrado ao paciente radiofármacos que emitem pósitrons e marcam a atividade celular.

E como as células cancerígenas apresentam metabolismo celular mais acelerado, se comparadas às células normais, o câncer pode ser detectado por meio do exame.

Portanto, é indiscutível o papel importante que a Imagiologia médica exerce no diagnóstico e tratamento do câncer. Principalmente em tipos mais agressivos como o de pulmão.

Nosso post foi relevante para você? Então, compartilhe agora em suas redes sociais.