• Home
  • Blog
  • Prontuário Eletrônico: o que todo gestor hospitalar precisa saber

Prontuário Eletrônico: o que todo gestor hospitalar precisa saber

O prontuário eletrônico tem como objetivo principal compilar os dados clínicos e medicamentosos dos pacientes, de forma organizada e informatizada. Esse tipo de ferramenta garante acesso fácil aos atendimentos clínicos realizados e diminui o tempo de preenchimento manual de formulários.

Desse modo, ele aumenta a interatividade entre médico e paciente e assegura que a instituição realize condutas terapêuticas de forma mais ágil e completa, pois permite o acompanhamento da evolução do paciente de maneira mais rápida e linear.

A implantação do prontuário eletrônico está sendo exigida em todas as unidades de saúde — sejam elas públicas ou privadas. Por isso, é importante ficar atento a essas recomendações o quanto antes e modificar os processos físicos eventualmente existentes.

Quer saber mais sobre esse sistema? Então continue a leitura e conheça as vantagens e desvantagens que o prontuário eletrônico traz!

Vantagens do prontuário eletrônico

A seguir, confira as principais vantagens que esse tipo de ferramenta traz para as clínicas de saúde.

Inserção de novas atividades clínicas

Os desafios para a implantação completa e eficaz do prontuário eletrônico não é tarefa fácil. Exige paciência, treinamento contínuo da equipe e visão das possíveis estratégias a serem instaladas.

Por isso, os gestores devem analisar quais estratégias tecnológicas são mais adequadas à instituição de saúde, quais os prazos de execução, além de considerar os serviços que serão incorporados e o número de pacientes atendidos.

Ademais, uma consultoria de informática avaliará as condições dos computadores e as possibilidades de integração dessas atividades, considerando também o custo desse projeto.

Atendimento aos padrões CFM/SBIS

Os gestores que se preocupam com os padrões de qualidade no armazenamento de informações clínicas, podem submeter o software implantado aos auditores da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde(SBIS).

A certificação emitida pela SBIS está em consonância com as recomendações do Conselho Federal de Medicina. Ela atesta que o prontuário eletrônico implantado atende aos quesitos de segurança eletrônica e integração de dados clínicos.

Possibilidade de acesso remoto

Ao optar pela implantação do prontuário eletrônico é importante questionar se o software possibilita o acesso remoto de dados do paciente.

Além do mais, outras ferramentas podem ser agregadas, tais como armazenamento na nuvem, emissão de laudos radiológicos online, avisos sobre validade dos exames, entre outras possibilidades.

Informações integradas

Muitas vezes, os gestores de clínicas têm receio em adotar o prontuário eletrônico, devido ao medo de que haja uma perda de informações e que seja necessário refazer todos os prontuários dos pacientes.

No entanto, essa integração de prontuários mais antigos, junto com as informações novas, podem ser facilmente transferidos por meio de uma única plataforma. Sem a necessidade de digitar todos os dados individualmente.

Para que isso seja possível, é muito importante que sejam analisadas as especificações do sistema a ser usado.

Exames, arquivos e imagens anexados em um só lugar

A grande dificuldade de boa parte dos gestores da área da saúde diz respeito à centralização de informações sobre o seu paciente. Como deixar o histórico do paciente organizado e com todas as informações do seu tratamento? É possível ter acesso rápido aos exames? Há alguma plataforma que reúna tudo isso?

Com certeza, essas são indagações que preocupam muitos gestores. A boa notícia é que com o prontuário eletrônico, todas essas ações são possíveis de se realizar. Isso porque a maioria conta com um sistema integrado que permite anexar arquivos, imagens e cópias dos exames de cada paciente.

À medida que as informações são adicionadas, automaticamente, elas vão ocupando o seu lugar na linha de tempo de consultas dos pacientes.

Além disso, muitos sistemas permitem que a busca por imagens, exames e arquivos seja realizada por meio do uso de filtros ou datas, por exemplo.

Com isso, é possível analisar os tratamentos dos pacientes de maneira muito mais eficaz e clara, a fim de que nenhuma informação seja perdida.

Segurança tecnológica de dados

Ao fazer uma cotação dos prontuários eletrônicos existentes no mercado, é fundamental avaliar a segurança tecnológica dos dados clínicos. Essa avaliação impede o vazamento de informações e acesso fácil para terceiros, aumentando a segurança.

A utilização de senhas pessoais e a delimitação dos domínios são algumas das ferramentas de controle. Além disso, é importante verificar a forma de salvar os documentos, critérios para modificações após atendimento e controles e registros de acesso.

Desvantagens dos prontuários eletrônicos

Do mesmo modo que destacamos as vantagens do prontuário eletrônico, elencamos, também, as principais desvantagens que esses sistemas podem trazer para as clínicas.

Alto investimento financeiro

É preciso que os gestores das clínicas tenham em mente que toda e qualquer melhoria vai gerar um certoinvestimento financeiro. E com a implementação do prontuário eletrônico, isso não é diferente.

Se você está com dúvidas sobre se realmente vale a pena investir em um prontuário eletrônico, analise o atendimento da sua clínica e veja se ele está ou não necessitando de melhorias na otimização e gestão dos prontuários dos pacientes.

Readaptação da rotina e da cultura

Todo o tipo de mudança passa por um processo de adaptação, o que é muito comum e necessário. Em alguns casos, essa transição do papel para o online pode se tornar um desafio para a equipe, que ainda não está adaptada com a novidade, principalmente quando há profissionais com mais tempo de serviço, fiéis à utilização do prontuário de papel e que se demonstram resistentes à troca de prontuário.

Porém, com treinamentos e capacitações é extremamente possível que a equipe vença essas barreiras e consiga modernizar a gestão dos trabalhos.

Treinamentos para a equipe

Com a novidade do prontuário eletrônico implementada na clínica é necessário que sejam realizados treinamentos e capacitações, a fim de que a equipe possa utilizar a ferramenta da melhor maneira possível.

Para que isso seja feito, é necessário vencer uma curva de aprendizado, o que é natural para qualquer evolução.

Não podemos negar que o uso do prontuário eletrônico é uma realidade da área da saúde que está cada vez mais conquistando o seu devido espaço. Os benefícios desse tipo de ferramenta são muito maiores quando comparados com as dificuldades que as equipes podem encontrar. Porém, para que a clínica esteja sempre lado a lado com a tecnologia é primordial que sistemas como esses sejam adotados, ainda que gradativamente.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o que é o prontuário eletrônico e suas principais vantagens e desvantagens? Então siga-nos nas redes sociais e fique sempre por dentro das nossas atualizações! Você pode nos encontrar no YouTube, Twitter, Facebook e LinkedIn.