Perguntas Frequentes

Para quem é recomendado o sistema da Ambra Saúde?
O sistema da Ambra Saúde é recomendado para hospitais, clínicas, laboratório e centros diagnósticos que buscam armazenar, acessar e gerenciar imagens médicas (raio X, ressonância magnética, tomografia, ultrassonografia, medicina nuclear, entre outras) com segurança e flexibilidade.

Por que eu deveria utilizar o armazenamento na nuvem?
O armazenamento de imagens médicas pode significar um investimento elevado em servidores locais como PACS e não contar com um sistema de backup eficiente e seguro. Além de ser um limitador para o crescimento, pode representar uma preocupação desnecessária para profissionais de saúde. A tecnologia de armazenamento na nuvem, além de reduzir os custos com hardware, é de fácil instalação.

Quais as soluções oferecidas pela Ambra Saúde?

  • Ambra Saúde Suite: É uma solução ideal para permitir acesso às imagens médicas de forma simples e rápida. O portal de imagens médicas pode ser incorporado ao website da clínica, laboratório e hospital, facilitando o acesso e a utilização por médicos e pacientes.
  • VNA – Vendor Neutral Archiving: É um sistema de armazenamento de imagens médicas compatível com qualquer solução de PACS e equipamentos geradores de imagens médica do mercado.

Quais as vantagens de utilizar o armazenamento na nuvem?

  • Segurança e organização dos exames realizados
  • Flexibilidade no acesso às imagens e mobilidade
  • Foco na atividade principal da unidade de saúde
  • Redução de custos e possibilidade de crescimento rápido no segmento de telerradiologia
  • Segurança quanto ao backup das imagens – disaster recovery.

Para quem é recomendado?

  • Profissionais de saúde que não tenham tempo a perder e não queiram imobilizar capital investindo em servidores locais ou sistema PACS.
  • Profissionais de tecnologia que tenham como meta solucionar o desafio do armazenamento e o gerenciamento de imagens médicas.
  • Administradores de hospitais, laboratórios e clínicas que tenham como meta modernizar e racionalizar o gerenciamento de imagens médicas, reduzindo custos, elevando a segurança e melhorando a forma de trabalho da equipe.


Eu consigo acessar minhas imagens fora do meu local de trabalho?
Sim, uma das principais características do sistema da Ambra Saúde é a flexibilidade e a mobilidade no acesso às imagens médicas. O uso crescente de dispositivos móveis como smartphones e tablets tem mudado a forma de trabalhar em muitas profissões. É possível acessar de casa, nos fins de semana e mesmo compartilhar com outros profissionais em outras localidades, buscando uma segunda opinião.

Como eu garanto que as imagens armazenadas estão seguras?
A solução da Ambra Saúde foi desenvolvida seguindo as exigências da HIPAA (Healty Insurance Portability and Accountabiliy Act), lei americana que entre outras disposições buscou padronizar as transações eletrônicas de saúde em nível nacional. O sigilo e a redundância das imagens armazenadas em nossos servidores observam a determinação desta lei e ainda contamos com times especializados, dedicados em tempo integral para garantir a estabilidade e segurança do sistema.

Consigo compartilhar as imagens com outros profissionais?
Sim. Se o seu modelo de negócio é a realização de exames, mas conta com outros parceiros para laudá-los, o sistema da Ambra Saúde permite o compartilhamento simples, rápido e seguro com profissionais em outras localidades. Além de poder laudar é possível também obter uma segunda opinião médica.

Qual a qualidade da imagem armazenada?
O sistema da Ambra Saúde está preparado para receber imagens no formato DICOM em alta definição. Como foi desenvolvida por neurocirurgiões americanos, com o objetivo de possibilitar o acesso às informações dos pacientes em diferentes localidades, a preocupação com a qualidade é um elemento essencial. Só assim é possível proporcionar a segurança e a precisão das informações do paciente que viabilizem a correta avaliação pelo médico responsável pela emissão do laudo.

Quais imagens médicas eu posso armazenar na nuvem?
É possível armazenar qualquer imagem médica em formatos DICOM, JPG, BMP, TIF e arquivos PDF, de exames tais como:

  • Raio X
  • Ressonância Magnética
  • Tomografia
  • Ultrassonografia
  • Medicina Nuclear
  • Endoscopia Digestiva
  • PET/CT
  • Ecocardiograma

É possível visualizar as imagens apenas pelo computador ou também por outros dispositivos como smartphones e tablets?
Um dos grandes diferenciais da solução da Ambra Saúde é possibilitar o acesso às informações por qualquer dispositivo móvel com acesso à internet. O uso da tecnologia de armazenamento na nuvem permite ao usuário acessar as informações dos pacientes a qualquer hora e em qualquer lugar.

Como eu faço para compartilhar uma imagem com outro usuário?
O compartilhamento é realizado dentro do próprio sistema, necessitando apenas do endereço de e-mail do destinatário do exame. Todos os acessos ficam registrados, para que haja controle de quem teve acesso a informação do paciente, com registro de dia e horário.

É possível o paciente visualizar o resultado de casa?
Sim, a solução permite que o paciente visualize seus exames através da internet em qualquer dispositivo móvel e computadores com sistemas operacionais da Apple ou da Microsoft.

Qual a diferença entre PACS e Ambra Saúde?
O PACS tem características de armazenar e permitir a visualização das imagens médicas dentro da estrutura física da clínica ou hospital. Isto exige um elevado investimento em hardware, software, suporte e manutenção, com grande imobilização de capital.

A Ambra Saúde armazena as imagens em servidores remotos e o cliente só paga na medida que usa o sistema.. Ou seja, não há a necessidade de adquirir um sistema de custo elevado e que em alguns anos vai estar obsoleto.

Toda as funcionalidades operam no navegador do usuário (Internet Explorer, Google Chrome, Mozila Firefox, Safari). Um outro detalhe é que os dados do paciente são separados das imagens e criptografados. Esta é uma tecnologia que garante a privacidade da informação do paciente e oferece um nível adicional de segurança para quem está contratando a solução.