RSS 2 FeedVocê conhece os tipos de armazenamento em nuvem existentes?

armazenamento em nuvem é um recurso tecnológico para guardar, compartilhar e acessar de forma remota dados e arquivos em sistemas computacionais. Muitas empresas e gestores estão eliminando o armazenamento local de arquivos, tanto digitais quanto físicos, e migrando para essa infraestrutura.

Neste artigo falaremos dos principais tipos de armazenamento em nuvem, destacando as principais vantagens de aderir ao serviço e ainda daremos algumas dicas para a hora de contratar o serviço. Confira!

Tipos de armazenamento em nuvem

Nuvem pública

A nuvem pública (public cloud) é a opção mais simples de armazenamento e, por isso, é também a mais barata. Nesse serviço, uma empresa fornece a estrutura e a disponibiliza ao público por meio de interações mediadas por protocolos da internet. O ideal é que esse tipo seja direcionado ao armazenamento de dados e aplicações secundários, como anexos de e-mails, hospedagem de sites, vídeos e aplicativos.

Nuvem privada

A nuvem privada (private cloud), por sua vez, possui uma infraestrutura exclusiva para as necessidades da empresa. Ela pode ser gerenciada ou não pelo próprio gestor da empresa e está conectada a centros de dados (data centers) internos.

A adoção do armazenamento em nuvem privado é recomendada para organizações que prezam pelo controle sobre as informações que são disponibilizadas em seus servidores e que, ao mesmo tempo, exigem uma resposta rápida. É importante destacar também que esse tipo de serviço é mais seguro.

Nuvem compartilhada

A nuvem compartilhada é indicada para empresas que precisam compartilhar dados com um grupo de usuários com interesses em comum. Seu diferencial é que o armazenamento pode ser operado por todos os envolvidos ou por uma entidade externa.

Nuvem híbrida

A nuvem híbrida tem como característica mesclar elementos da nuvem pública e da privada, aumentando as possibilidades de uso. Apesar de ter um custo maior devido a sua versatilidade, ela é a mais indicada para empresas.

Vantagens do armazenamento em nuvem

Agora que você já conhece alguns tipos de armazenamento em nuvem, confira quais os benefícios desse tipo de sistema!

Organização e agilidade

O armazenamento em nuvem acaba com a necessidade de guardar arquivos em pastas físicas, ocupando espaço na empresa. Ele elimina também as pastas em computadores que podem ser difíceis de serem encontradas. Assim, com os arquivos disponíveis para serem acessados remotamente, em qualquer hora e lugar, é possível ter mais agilidade e organização.

Escalabilidade

A escalabilidade diz respeito à possibilidade de aumentar recursos de forma rápida sem gerar muitos custos. Na nuvem, caso você deseje aumentar a capacidade de armazenamento de dados, basta entrar em contato com a empresa fornecedora e fazer uma melhoria (upgrade) no plano de serviço.

Melhoria na gestão da informação

Com os dados armazenados em um sistema de fácil acesso, fica mais fácil controlar e gerenciar de qualquer lugar as informações detalhadas por meio de um dispositivo conectado.

Redução de custos

Ao eliminar a necessidade de papel, ocorre também a redução de custos com TI, impressões, móveis, equipamentos e armazenamento interno em computadores!

Cuidados ao contratar um serviço de armazenamento em nuvem

Na hora de escolher um serviço para os dados de sua empresa, é preciso ficar atento às suas necessidades e ao suporte oferecido por quem disponibiliza a função. Há quem utilize o sistema de investimento cumulativo, ou seja, à medida em que cresce a demanda por espaço, o preço aumenta. Isso pode, também, ser uma vantagem, pois se paga apenas o preço do que realmente é necessário.

Agora que você já conhece os tipos de armazenamento em nuvem e as principais vantagens desse serviço, considere adequar sua empresa a essa tecnologia e poupar tempo e dinheiro!

Se você gostou desse artigo e quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre sistemas de armazenamento, assine nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *