Como começo a verificar o retorno sobre o investimento em tecnologias e inovação na saúde
Construindo um diferencial competitivo
Quando aplicamos nosso tempo e capital, a expectativa é por melhorias, desenvolvimento e evolução. É assim que definimos onde nossa energia será alocada.
Isso deve gerar retornos sob 3 perspectivas que se retroalimentam:
1) Organização interna
2) Experiência do paciente
3) Reflexo financeiro
Esse é o círculo virtuoso que posiciona centros de excelência em saúde à frente do mercado. E é difícil pensar em um modelo que não passe por planejar e investir em tecnologias e inovação.
Hoje existe solução para quase tudo em termos de gestão. Funcionalidades e sistemas como:
- Prontuários e prescrição eletrônicos
- Arquivamento e compartilhamento de imagens médicas
- Sistemas de comunicação e computação para clínica móvel
O mais complicado mesmo é encontrar pessoas qualificadas que saibam trabalhar e extrair o potencial das ferramentas disponíveis. Mas este é um outro assunto.
Vamos entender primeiro como cada uma das etapas e benefícios dos investimentos realizados podem gerar resultados e as métricas para medi-los.
Organização interna
Clínicas e hospitais sofrem com os prejuízos, o estresse e o desgaste gerados pela desorganização. Por exemplo:
- Confusão de agendas e escalas
- Pacientes que faltam a consultas e exames
- Fila de espera e reclamações
Ter um ambiente organizado melhora as condições e a rotina de trabalho, valorizando o tempo do profissional de saúde e extraindo o melhor das equipes administrativas.
Softwares de gestão e a adoção de processos bem estruturados podem poupar muita energia e garantir que suas horas estão sendo bem aproveitadas.
Afinal, nada pior do que ter que gerenciar profissionais pouco comprometidos, pacientes que se esquecem de consultas ou a insatisfação legítima de quem precisa aguardar horas para ser atendido.
No Brasil, a Falconi é uma das maiores consultorias especializadas em gestão. Entre os diversos livros publicados pelo Professor Vicente Falconi e seu time, está o do Consultor, Luiz Nogueira, especializado na área de saúde: Gerenciando pela Qualidade Total da Saúde.
Experiência do paciente
O nível de competitividade cresce continuamente e cada vez mais o paciente é colocado no centro das atenções. A qualidade do atendimento clínico é um pressuposto, mas há diversos outros fatores que influenciam na forma como ele se relaciona com sua unidade de saúde.
A pontualidade, os processos organizados e a disponibilidade de informações influenciam na percepção de valor. Afinal, se alguém foi procurá-lo é porque provavelmente há algo a ser tratado e a condição pode ser de vulnerabilidade.
As questões a serem respondidas são:
- O que mais é possível fazer na busca do bem-estar do paciente?
- Quais são as melhores práticas do mercado?
- Como posso causar uma boa impressão?
É este o tipo de pensamento inovador. Pesquisar e aprender sobre casos de sucesso, estar atento aos novos procedimentos. Isso requer investimento de tempo e dinheiro que tornem o que já é bom, algo excelente, digno de ser recomendado.
Reflexo financeiro
Se seu esforço e dedicação forem capazes de gerar recomendações de sua clínica ou hospital, é sinal de que seu investimento está gerando resultados. Sua operação possui destaque e você criou uma identidade capaz de atrair novos pacientes que confiem em seu atendimento.
Há outros indicadores como redução de taxa de cancelamento de consultas, reclamações e melhora da própria eficiência da equipe interna que também podem ser acompanhados.
Mas a tradução mais genuína de que seus investimentos em tecnologia e inovação estão gerando resultados está nos seus indicadores de atendimento, recomendação e satisfação de quem o procura.
Com essas informações, você terá números em suas mãos que confirmem que você tomou as decisões corretas na construção de um centro de saúde de sucesso.
Você tem o desafio de implementar tecnologias e criar um ambiente de inovação na sua clínica ou hospital? Conte sua experiência para nós!
Dr. Ricardo Cury, Radiologista, Co-Fundador da Ambra Saúde.