Como a tecnologia pode ajudar na gestão de custos hospitalares?
Uma das grandes dificuldades enfrentadas por hospitais está relacionada à sua gestão de custos em saúde. De fato, administrar esse tipo de instituição e manter todos os processos em pleno funcionamento é uma tarefa um tanto quanto complexa que incide, diretamente, nos custos hospitalares e — consequentemente — no desempenho da organização.
No entanto, com o avanço da tecnologia, uma série de recursos e ferramentas foram criadas justamente para otimizar a gestão e reduzir os custos operacionais.
Ficou interessado e quer saber mais? Então continue a leitura e veja como a tecnologia pode ser útil na administração hospitalar!
Armazenamento em nuvem
Ter que lidar com o imenso volume de dados que um hospital gera, dia após dia, é um desafio. Adicione a isso o complicador de que a maioria dos dados não podem ser descartados, pois dizem respeito aos pacientes.
Armazenar essa quantidade de informações em equipamentos físicos está longe de ser a melhor opção. Além da vulnerabilidade, o custo de manutenção de servidores próprios é elevado e exige cada vez mais investimentos em ativos fixos.
Por isso, o armazenamento em nuvem é uma solução inteligente, prática e moderna. Além de ter um custo bastante reduzido, a segurança e a confiabilidade do sistema permitem que os dados sejam facilmente acessados a partir de qualquer dispositivo eletrônico, independente de onde o usuário estiver.
Ou seja, é possível obter economia com ganho de qualidade, impactando diretamente a gestão do ambiente hospitalar e a qualidade das condições de trabalho da equipe.
Sistema de agendamento online
O procedimento tradicional de ligar para o hospital e agendar uma consulta já pode ser substituído por um sistema de agendamento online.
Não há obstáculos tecnológicos para isso, mas pode ser que existam obstáculos comportamentais do paciente. Porém, sob o ponto de vista da praticidade, os ganhos parecem bem evidentes.
Pense bem: qual é a vantagem de ter uma central de atendimento, se hoje é possível disponibilizar o mesmo serviço com mais qualidade e praticamente de forma automatizada? A resposta: nenhuma!
Manter uma equipe responsável unicamente pelos agendamentos é caro — e isso levando em consideração que a instituição preze pela eficiência do serviço e exija que a demanda das consultas seja absorvida.
Um sistema de agendamento online não reduz apenas os custos hospitalares, mas também contribui para o aumento da receita na medida que melhora a gestão da agenda e os índices de comparecimento.
Um software, por exemplo, pode ser configurado para funcionar 24 horas por dia, notificando o paciente via SMS ou e-mail para que ele não se esqueça das consultas ou exames.
Quanto melhor for o índice de ocupação da agenda, mais recursos entrarão no caixa do hospital. Os benefícios do agendamento online também chegam aos médicos, já que o acompanhamento e controle dos horários é facilitado.
Diminuição da burocracia dos processos
A comunicação entre as equipes, o controle dos materiais e a ocupação e desocupação dos leitos são apenas alguns dos processos que envolvem a gestão hospitalar.
Para que tudo funcione corretamente, é preciso desenvolver meios que evitem atrasos, perdas e mal-entendidos, por exemplo.
O problema é que algumas instituições burocratizam demais os processos, aumentando assim as despesas. A dica aqui é implementar um software que traga agilidade e que integre os procedimentos existentes de forma a garantir sua regularidade.
Gestão de custos em saúde
A Tecnologia da Informação na gestão hospitalar traz muitos benefícios tanto para a operação quanto para o paciente. Entre eles podemos destacar a redução de custos e erros médicos. A seguir, vamos falar um pouco mais sobre esses benefícios. Confira!
Satisfação dos pacientes
A adoção de sistemas da Tecnologia da Informação na gestão hospitalar é responsável pela agilidade dos processos, economia de recursos, redução dos erros médicos e satisfação dos pacientes.
Com os processos informatizados, a redução do tempo contribuiu — e muito — para a agilidade do atendimento médico, proporcionando uma diminuição no tempo de espera por parte do paciente.
Além disso, os pacientes têm se mostrado satisfeitos com os serviços que se utilizam das novas tecnologias, como o agendamento de consultas online — uma vez que eles conseguem marcar uma consulta no conforto da sua casa, e ainda podem escolher o horário e o dia da semana.
Outro ponto muito importante da tecnologia na gestão hospitalar diz respeito aos resultados dos exames que ficam disponíveis digitalmente e online. Assim, o paciente consegue ter um diagnóstico imediato e que estará disponível para todos os profissionais, caso necessário — além de poder acessar os resultados de onde estiver.
Apesar de parecerem pequenas ações, elas fazem a diferença na satisfação dos pacientes, visto que eles se sentem valorizados e bem cuidados. Desse modo, os pacientes ficam dispostos a retornar à instituição sempre que necessário, além de indicá-la para os amigos e familiares. E tudo isso, graças ao uso da tecnologia no que tange os atendimentos clínicos.
Redução de erros médicos
Entre os anos de 2010 e 2011, o Brasil apresentou uma estatística muito preocupante na área da saúde: o crescimento de erros médicos em 52%, os quais resultam em vidas perdidas e muitas ações judiciais com pedidos de indenização.
Porém, com o avanço do uso da tecnologia, surgiu uma solução para a redução desses erros: a adoção do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), que integra inteligência clínica em tempo real e alerta para as equipes médica e de enfermagem.
Com o uso do Prontuário Eletrônico do Paciente é possível evitar erros como interações medicamentosas, superdosagens, reações alérgicas, troca de medicamentos entre pacientes, atraso na checagem das medicações, administração das medicações em horários errados, entre outros.
Todas estas informações, reunidas em uma única plataforma, permitem que as equipes determinem com uma precisão maior e em menor tempo o diagnóstico do paciente. Além disso, facilitam a precisão do diagnóstico por parte do médico, que poderá compilar diversas informações em relação a situação do paciente.
Redução de custos em saúde
A redução de custos em saúde acontece de diversas maneiras, desde a diminuição da ociosidade de equipamentos, profissionais e salas, até a maior rotatividade no atendimento aos pacientes e administração precisa de medicamentos — sem erros e desperdícios, com redução até das glosas médicas.
O uso da Tecnologia da Informação é muito eficiente para reduzir custos, principalmente se utilizar opções como armazenamento em nuvem e sistema de agendamento online — que diminuem a burocracia dos processos.
Nessas opções, temos um sistema eficiente de gestão integrada de informações, capaz de organizar e associar diferentes dados — o que acaba otimizando as atividades da instituição, poupando tempo e evitando o retrabalho.
Além disso, essa maneira de gerenciar com foco na redução de custos em saúde contribui para o direcionamento mais adequado para as atribuições dos profissionais, que conseguirão trabalhar a partir de informações mais precisas — gerando, assim, uma maior efetividade nos serviços prestados.
Podemos perceber que o uso da Tecnologia da Informação visa, além da redução dos custos hospitalares, uma melhoria no desempenho da gestão hospitalar.
Por meio dela, conseguimos ter a satisfação dos pacientes — pois o atendimento é melhorado em diversos aspectos —, redução de erros médicos e de custos, que são consequências muito importantes para a reputação da instituição hospitalar.
Gostou de conhecer as principais dicas e benefícios que a tecnologia traz para a gestão de custos em saúde? Então compartilhe este artigo com os seus amigos nas redes sociais, para que mais pessoas fiquem por dentro do assunto!