• Home
  • Blog
  • Além do laudo online: descubra 5 tendências em radiologia

Além do laudo online: descubra 5 tendências em radiologia

O laudo online é uma das tendências que conquistou esse mercado e tem trazido grandes benefícios. Mas podemos expandir e explorar outras tendências em radiologia.

A Radiologia é baseada em fundamentos tecnológicos e o volume de informações a serem gerenciadas e protegidas talvez seja o grande desafio das equipes de RIS e PACS.

Na gestão de procedimentos hospitalares e de saúde, a possibilidade de elaboração e acesso a um laudo online e o armazenamento e nuvem podem ser destacados como avanços para as áreas de TI do século XXI.

No post de hoje apresentamos a vocês as cinco principais tendências no ramo da radiologia. Confira!

Principais tendências do mercado de radiologia

1. Tomógrafos com tecnologias mais avançadas

As tomografias, por serem de grande auxílio na definição diagnóstica, são cada dia mais solicitadas. Por isso, faz-se ainda mais importante a evolução dessa tecnologia.

Anteriormente, as máquinas apresentavam um elevado índice de radiação para obter uma qualidade de imagem bem inferior. Os tomógrafos mais modernos são capazes de capturar imagens em alta definição, tridimensionais e volumétricas com uma incidência muito menor de radiação.

Com todo esse aprimoramento na área da radiologia, é possível obter-se a redução de custos na etapa de diagnóstico, aumento da eficácia dos procedimentos de registro de imagens em alta resolução e menos riscos à saúde dos pacientes, graças ao número menor dos índices de radiação emitidos pelos novos equipamentos.

Além da qualidade, as máquinas adquiriram a incrível sensibilidade de capturar imagens em menos de um segundo — sendo capazes de captar o batimento do coração em apenas uma pulsação!

2. Avanços radiológicos para a saúde da mulher e do bebê

A grande novidade para o universo feminino é a chegada da mamografia em três dimensões, 3D. Esse exame permite a visualização de finas camadas da mama, reduzindo as dificuldades de visualização que existiam no exame bidimensional.

Além da nitidez, o exame é mais rápido e menos agressivo para as pacientes. Ainda no contexto mamário, esse tipo de exame em três dimensões é extremamente importante, visto que ele é tido como um exame que reconstrói a imagem da mama por meio de perspectivas diferentes.

Com esse tipo de exame, pode-se analisar as camadas mais finas da mama, o que resulta em inúmeras imagens de cada filamento dessas camadas, reduzindo drasticamente a sobreposição das estruturas intramamárias da paciente.

Já para os bebês, a novidade está nas famosas ultrassonografias, realizadas durante a gestação. Com o avanço dos aparelhos de ultrassom é possível destacar os mínimos detalhes do bebê com precisão e forma, conhecendo seus traços antes mesmo do nascimento!

Ainda mais incrível é a possibilidade de visualizar especificidades estruturais do interior do organismo da criança, como detalhes do cérebro e vasos sanguíneos, favorecendo ainda mais a precisão diagnóstica. Além disso, a ultrassonagrafia 3D pode ser realizada em qualquer fase da gestação.

3. Integração tecnológica para otimizar resultados

Combinar tecnologias para aumentar o sucesso dos tratamentos e torná-los mais eficazes é uma grande ambição no setor de saúde. Dessa forma, a indústria radiológica já dispõe de equipamentos que integram diferentes métodos e caminhos na busca de um diagnóstico mais preciso.

A tomografia por emissão de pósitrons, mais conhecida como PET-Scan e a Ressonância Magnética  RM  são exames com tecnologias distintas, mas que juntos têm ainda mais a oferecer.

Na tomografia por emissão de pósitrons (PET-Scan), temos a associação de diferentes métodos radiológicos que se utilizam de práticas da Medicina Nuclear.

Como possibilita a visualização das variações dos movimentos metabólicos, a PET-Scan é extremamente útil para as áreas da neurologia e oncologia, possibilitando assim uma chance maior de sucesso nos tratamentos.

Já na ressonância magnética (RM), temos a captura da imagem anatômica do órgão. A união dessas tecnologias trouxe diversos benefícios, principalmente para a oncologia, permitindo a rápida detecção de tumores e metástase.

4. O uso da Inteligência Artificial: Machine Learning

Esperada de maneira curiosa por muitos profissionais, a inteligência artificial diz respeito a uma das maiores tecnologias de alta complexidade já empregada em diferentes setores da indústria.

Na medicina tradicional, a tendência é a de que, com estes equipamentos baseados em Inteligência Artificial, também conhecida como Machine Learning, seja possível reduzir o tempo de leitura dos dados de imagem gerados, evidenciando assim uma precisão nos resultados dos exames e diagnósticos mais eficazes.

O Machine Learning compreende um conjunto de algoritmos capazes de aprender padrões complexos e realizar previsões a partir de um banco de dados. Esse avanço tecnológico tem se tornado uma grande promessa para o reconhecimento de imagens em radiologia e contribuído bastante para o avanço da área.

5. O armazenamento em nuvem e o laudo online

O armazenamento em nuvem — internacionalmente conhecido como Cloud, permite muito mais comodidade e flexibilidade para radiologistas que podem emitir o laudo de onde estiverem. Uma das grandes tendências em radiologia do momento são os laudos online.

Esse sistema proporciona diagnóstico, agilidade e acessibilidade necessárias para o setor ou clínica, isso porque todos os dados serão armazenados na rede e qualquer local com internet é capaz de garantir o acesso às informações.

Além disso, ao utilizar a internet para arquivamento de resultados, é permitido aos profissionais que compartilhem os resultados dos exames entre si e assim possam fazer uma análise conjunta das imagens, ampliando a atuação das equipes de diferentes áreas da saúde.

Já no que diz respeito aos laudos online, é possível perceber que, com o uso de alguns sistemas de gestão hospitalar, consegue-se firmar o estabelecimento de protocolos padronizados para emissão de laudos com mais rapidez e segurança, aproveitando assim o acesso a todas as informações sobre cada paciente em uma única plataforma.

Nesse mesmo contexto, é perceptível que com o uso integrado destes aplicativos e softwares é possível otimizar a qualidade do atendimento aos pacientes.

Sendo assim, consegue-se estabelecer três pilares sobre o uso da tecnologia do armazenamento em nuvem e laudo online. São eles: segurança, praticidade e precisão dos resultados.

Tecnologia aliada ao atendimento clínico x paciente

Investir em tecnologias para o bom andamento dos atendimentos a área de saúde é uma preocupação central.

O uso da tecnologia nesse tipo de ambiente pode ser desde uma simples confirmação de consulta até a cirurgias e exames mais complexos como a tomografia e a ressonância magnética.

Com o uso desses aparatos tecnológicos, percebe-se que o atendimento aos pacientes fica totalmente reformulado e com melhores resultados, uma vez que eles trabalham em torno da agilidade, precisão e rapidez na entrega dos serviços.

Uma gestão clínica baseada na utilização da tecnologia, consequentemente irá gerar a redução de custos provenientes da prestação de serviços administrativos e infraestrutura material, visto que a mesma trabalha em prol da humanização do atendimento ao paciente, que sairá satisfeito com os serviços utilizados.

Gostou do artigo? Aproveite que você conheceu as principais inovações tecnológicas do mercado de radiologia e assine a nossa newsletter. Desse modo você receberá todas as nossas atualizações em primeira mão na sua caixa de entrada!