• Home
  • Blog
  • 4 dicas de como fazer segurança de dados na saúde de forma eficiente

4 dicas de como fazer segurança de dados na saúde de forma eficiente

A presença da tecnologia no nosso dia a dia é um facilitador no andamento de muitas atividades que levariam horas para executarmos, principalmente quando se trabalha com um volume muito grande de informações. E um assunto bastante recorrente nesta área diz respeito à segurança dos dados dos pacientes e dos prestadores de serviço.

Como há uma circulação muito grande de informações confidenciais, é imprescindível que haja uma segurança na gestão dos dados das instituições de saúde. Para lhe ajudar a implementar um software de proteção, separamos algumas dicas para você se atentar antes de começar a investir na segurança de dados na saúde. Confira!

1. Utilize a criptografia na segurança de dados na saúde

A criptografia é conhecida por ser um método de privacidade e proteção de dados extremamente importante e cada vez mais presente na tecnologia.

Desse modo, utilizar a criptografia nas clínicas e hospitais é extremamente importante para manter a privacidade das informações. Com a criptografia, os gestores ficam mais seguros que seus dados estão protegidos contra acessos não autorizados ou mesmo expostos de forma indevida para terceiros não relacionados.

2. Cuide do acesso dos usuários

Em um hospital ou clínica médica temos diferentes áreas de atendimento, que vão desde a recepção até as internações e cirurgias, por exemplo. Desse modo, com a diversidade de áreas, temos muitas informações diferentes diferentes sendo geradas e transmitidas.

O fato de termos muitas informações não significa que todas as equipes necessitam ter acesso a elas. Por isso, implemente um limite de acesso de usuários a fim de permitir a visualização somente das informações pertinentes para cada área.

Ao limitar a visualização dos dados, você evita a divulgação e manipulação de informações confidenciais e também restringe as possibilidade de erroos na utilização do sistema.

3. Mantenha o sistema protegido

Pode até parecer assunto ultrapassado e clichê, mas utilizar e manter o firewall e antivírus sempre atualizados é extremamente necessário. Desse modo, mantenha uma atenção especial para a manutenção constante dos equipamentos e segurança dos programas instalados nos computadores.

Uma dica é manter sempre ativas as opções que detectam e bloqueiam, automaticamente, possíveis ameaças. Assim, você evita que dados sejam perdidos ou caiam em mãos erradas. Ainda nesse sentido, é muito interessante implementar softwares que controlem o acesso a conteúdos e dispositivos.

Ou seja, bloquear links é uma boa medida, visto que é muito comum os funcionários navegarem por diferentes páginas e, com isso, podem clicar acidentalmente em algum endereço malicioso, que pode utilizar dados financeiros da empresa ou até mesmo acessar arquivos confidenciais.

4. Capacite os funcionários

Contar com um sistema excelente de segurança, mas estar com a equipe despreparada para o seu uso é muito ruim, não acha? Por isso, é extremamente importante que, antes de implementar o sistema de segurança de dados, seja realizado um treinamento específico para os funcionários.

Uma boa capacitação é aquela que ensina aos colaboradores todas as dimensões técnicas da proteção de dados, com a finalidade de promover o engajamento dos funcionários acerca do entendimento dos riscos e ameaças que o ambiente virtual pode trazer para a instituição.

A partir de uma gestão de segurança na saúde bem implementada e atenta a detalhes como os mencionados, é possível garantir que os dados da instituição estejam seguros e sejam utilizados da melhor maneira possível.

Gostou do nosso artigo sobre segurança de dados na saúde? Então compartilhe este texto nas suas redes sociais e auxilie os seus amigos que têm dúvidas sobre a temática a ficarem por dentro do assunto!

Trackback do seu site.

Deixe um comentário