4 dicas para melhorar a gestão de centro de diagnóstico de imagem
Gerir uma clínica de diagnóstico por imagem não é tarefa fácil, afinal, requer muitas habilidades do seu gestor, já que há várias responsabilidades envolvidas, como o controle de gastos, divulgação de resultados, gestão de recursos humanos, otimização do tempo, entre outras.
No artigo de hoje, apresentaremos algumas dicas sobre como melhorar a gestão de centro de diagnóstico por imagem. Confira!
Como melhorar a gestão de centro de diagnóstico de imagem?
1. Padronize os processos
Uniformizar os procedimentos em centros de diagnóstico de imagem não é tarefa fácil, mas é extremamente essencial, visto que alguns exames podem exigir mais detalhes que outros.
Sendo assim, é muito importante que as equipes administrativa e clínica montem conjuntamente processos padronizados para que não aconteça a falta de informação ou exclusão de itens essenciais.
Uma dica para padronizar os processos é classificar os exames conforme as suas complexidades, verificar as exigências para faturamento e observar constantemente as particularidades que dizem respeito à execução dos processos.
2. Utilize ferramentas de gestão
Levantar dados de produtividade e de pontos que precisam de uma maior atenção dentro do centro de imagem são tarefas possíveis de se fazer com boas ferramentas de gestão.
Para começar a utilizar por completo essas ferramentas, recomenda-se primeiro obter informações fidedignas sobre o número de procedimentos realizados, percentual de falhas, número de glosas, absenteísmo e outros fatores que demonstrem de maneira exata a situação da clínica.
O indicado é realizar constantes treinamentos com a equipe técnica e administrativa para aprimorar os conhecimentos e, assim, efetuar o investimento em softwares mais complexos.
3. Automatize os serviços
Toda clínica de diagnóstico por imagem realiza um atendimento pautado na seguinte ordem: recepção do paciente, autorização do pedido, execução do exame radiológico, elaboração dos laudos e armazenamento das imagens e laudos.
Uma opção para automatizar esse tipo de atendimento é investir na informatização de todo o processo gerencial para que, a partir dele, as tarefas sejam realizadas de maneira mais ágil, com resultados mais rápidos e pacientes satisfeitos.
4. Invista em tecnologia
Por se tratar de centros de diagnóstico por imagem, é imprescindível que os equipamentos utilizados realizem diagnósticos precisos, com a acurácia das diferentes patologias que podem acometer os pacientes.
As revisões na aparelhagem da clínica devem ser feitas com frequência. Caso os aparelhos estejam obsoletos, é essencial que sejam adquiridos novos a fim de propiciar bem-estar aos pacientes e diagnósticos precisos para a equipe técnica.
No entanto, é fundamental que seja feita uma análise criteriosa quantos aos custos dos novos aparelhos, visto que os investimentos nesse tipo de tecnologia devem ser cuidadosos em relação ao custo-benefício que apresentam.
Quais os benefícios em adotar a tecnologia no centro de diagnóstico por imagem?
A tecnologia nos centros de diagnóstico por imagem traz inúmeros benefícios, que vão desde a captura de boas imagens nos exames, aprimoramento de pessoal e satisfação dos pacientes até a performance e o desempenho dos resultados da instituição.
No entanto, não podemos deixar de falar que a satisfação dos pacientes é um dos principais pontos benéficos que a tecnologia traz para os centros de diagnóstico por imagem.
Com ela é possível agilizar os procedimentos clínicos. Isso deixa os pacientes muito mais satisfeitos com o atendimento recebido, aumentando as chances de indicação da instituição para familiares e amigos. Além disso, otimiza o trabalho da equipe clínica.
E aí, gostou do nosso artigo sobre a gestão de centro de diagnóstico de imagem? Continue a visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto 3 passos para garantir a segurança da informação na gestão hospitalar.
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