• Home
  • Blog
  • 5 dicas de gestão financeira em clínicas

5 dicas de gestão financeira em clínicas

Um estabelecimento de saúde bem-sucedido busca sempre oferecer o atendimento de melhor qualidade para os pacientes, com profissionais comprometidos e tecnologias avançadas. Mas o sucesso não depende só disso. Por trás, existe a necessidade de uma boa gestão financeira em clínicas e hospitais.

Como em qualquer outro negócio, é preciso um planejamento minucioso para manter a saúde financeira da clínica e conseguir a expansão. Muitas vezes, os profissionais de saúde acumulam responsabilidades, tendo que se dividir entre atender pacientes e e ser o gestor da unidade de saúde, sem necessariamente ter adquirido base teórica para isso.

Para você não se perder em meio a esses dois mundos e garantir o controle das finanças, listamos algumas dicas de gestão financeira para clínicas e hospitais!

1. Contrate um especialista na área

É claro que o profissional de saúde dono de clínica ou de hospital deve estar a par das transações financeiras que ocorrem. Mas tomar toda a responsabilidade para si pode não ser uma boa ideia.

O contador ou administrador podem ser os profissionais mais indicados para um gerenciamento financeiro correto. Este papel certamente será melhor desempenhado por alguém que irá te auxiliar na organização do fluxo diário da sua organização e na criação de planos estratégicos para o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.

Assim você consegue ter o controle financeiro que precisa, acompanhando os principais indicadores que sintetizam o resultado da sua operação.

2. Registre todas as transações financeiras

Não é um exagero quando dizemos que absolutamente todas as transações devem ser catalogadas. O registro minucioso de entrada e saída de dinheiro da clínica é indispensável para um maior controle financeiro, possibilitando que o gestor descubra o custo base e o retorno financeiro mês a mês.

Por isso, registre desde os pequenos gastos, como o reparo de um equipamento de informática, até os maiores, como a contratação de um novo funcionário.

3. Projete gastos e lucros

Depois de um bom acompanhamento das transações financeiras recorrentes, é possível criar uma projeção de gastos e lucros futuros do seu negócio com base nos dados coletados.

A partir deles, novas estratégias podem ser traçadas a fim de aumentar lucros ou diminuir despesas, já que você tem em mãos as informações que precisa para tomar as melhores decisões.

Ter um conhecimento claro fluxo de caixa da sua clínica ou hospital permite tomar decisões com maior qualidade, conferindo maior resiliência e segurança da atividade médica.

4. Crie um fundo de reserva

Mesmo quando a clínica ou o hospital chega a uma estabilidade financeira, com um fluxo de caixa relativamente estável, é necessário se precaver.

O fundo de reserva tem por objetivo atender imprevistos ou situações emergenciais, como necessidade de troca de equipamentos ou demissões não esperadas. Dessa forma, a situação é superada sem que a clínica precise deslocar capital de outras frentes que podem ainda estar em fase de maturação.

5. Utilize a tecnologia disponível

As tecnologias existem para facilitar e muitas vezes viabilizar o trabalho nas diversas áreas de negócios.

O uso de sistemas e softwares ajuda na organização das finanças, no controle de entrada e saída, registro de perdas (falta de pacientes, quebra de equipamento), entre outros. Sem contar com a economia que podem trazer.

A rotina de trabalho pesada dos profissionais de saúde pode afetar o gerenciamento dos estabelecimentos, principalmente no que diz respeito à gestão financeira em clínicas e hospitais. Por isso, encare esta tarefa como indispensável ao seu negócio, e você verá o seu trabalho dando frutos.

Gostou dessas dicas de gestão financeira? Quer mais sugestões para alcançar o sucesso em sua clínica? Então continue em nosso blog e leia sobre a importância de um sistema de gestão para clínicas!