Como a digitalização de imagens médicas ajuda na redução de custos?
A cobrança dos pacientes por serviços de qualidade é crescente e de preferência combinada com preços acessíveis. A tecnologia, sem dúvida, favorece este processo, e de forma ainda mais impactante no setor de radiologia e diagnóstico por imagem.
Os sistemas digitais estão cada vez mais presentes e intrínsecos no cotidiano de hospitais e consultórios, visando oferecer um serviço com mais rapidez e eficiência aos pacientes.
As áreas que dependem do compartilhamento de dados clínicos e do recebimento rápido de informações do paciente, como a medicina diagnóstica, precisam de maneiras para agilizar essa comunicação.
Quer saber mais vantagens em adotar a digitalização de imagens médicas e como ela impacta sobre a redução de custos? Então, acompanhe nosso texto.
Economize espaço físico com armazenamento de exames
Entre os principais problemas enfrentados pela equipe de gestão de um consultório ou de um hospital, é o espaço para o armazenamento de todos os arquivos físicos, sejam CDs ou papéis. Ter cópias de exames demanda espaço e gestão de arquivos, além de um sistema de organização e localização muito eficiente para auxiliar na procura de dados do paciente.
Além da demanda por novos exames ser grande, deve ser ressaltado que o Conselho Federal de Medicina recomenda o arquivamento de toda a documentação do paciente — prontuário médico, resultados de exames e imagens — por no mínimo 20 anos.
Então, já dá para imaginar o tamanho de um estoque para guardar todo esse volume de papéis ao longo desse tempo todo. Muito do espaço físico que poderia ser investido em outros setores são desperdiçados como salas de arquivos.
Para solucionar esse problema a digitalização e o armazenamento em nuvem podem garantir a guardar de todos os documentos dos pacientes por tempo suficientemente longo, além de garantir capacidade de acessar e organizar os exames realizados.
Utilize o armazenamento digital na nuvem
O sistema de armazenamento online na nuvem – cloud – pode proporcionar diversas vantagens a quem o utiliza. Com o sistema digital é mais fácil e rápido encontrar qualquer documento. O risco de perda ou deterioração com o tempo é eliminado e ainda se economiza com espaço físico, equipamentos e equipe. Sem contar a praticidade de poder acessar de qualquer lugar e a qualquer hora, bastando apenas uma conexão à internet.
A escolha de um sistema de armazenamento na nuvem deve levar em conta a segurança dos dados dos pacientes. Quando as informações são mantidas em discos ou equipamentos internos elas podem acabar se perdendo ou mesmo sofrer invasões, como ocorreu no Hospital de Câncer de Barretos.
A instituição deve optar por aquele prestador de serviço que oferece armazenamento na nuvem, em vez de um HD ou em um servidor interno. Isso diminui as chances de se perderem as informações salvas, já que, na nuvem os dados possuem backups de segurança.
Redução de gastos para a instituição e agilidade para o paciente
O processo de mudança de exames impressos para um ambiente digital teve grande impacto no setor financeiro dos hospitais. Quando se analisa o impacto da inserção da tecnologia da informação na área da medicina diagnóstica, observam-se benefícios relacionados ao paciente e ao custo do serviço.
Do ponto de vista do paciente, as vantagens são principalmente relacionadas à agilidade no atendimento — com uma melhora no fluxo de trabalho, maior segurança nos procedimentos e redução de filas e tempo de espera.
Os benefícios à instituição são, principalmente, em aspectos financeiros e na otimização do serviço prestado pelo hospital. A redução de custos de operações, por meio da realização de mais exames em menor tempo, em impressão, que agora já não é mais necessária, e no armazenamento, que é feito online na nuvem.
Gostou do nosso artigo? Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Então não deixe de comentar em nosso post.