• Home
  • Blog
  • Como superar os principais desafios no gerenciamento de imagens médicas

Como superar os principais desafios no gerenciamento de imagens médicas

gerenciamento de imagens médicasComo tornar nossa rotina de trabalho mais simples e eficiente? Esta é a preocupação de muitos profissionais e a tecnologia é uma aliada. Se você trabalha com medicina diagnóstica ou telerradiologia, é bem provável que os métodos tradicionais não sejam a melhor resposta. Armazenamento e transferência utilizando CDs ou mesmo o investimento elevado em PACS pode ser o sinal de que você está no caminho errado. O que fazer, então? Acompanhe este post com a gente, confira os principais problemas no gerenciamento de imagens médicas atualmente e veja como superá-los!

Uso de CDs para armazenamento de imagens médicas

Utilizar CDs hoje em dia para armazenar arquivos ou mesmo imagens médicas parece algo ultrapassado, certo? Basta observarmos o nosso ambiente e vermos quantas lojas fecharam nos últimos anos, sejam de CDs, DVDs ou mesmo Blu-Ray, que nem mesmo chegou a se popularizar. A tecnologia em nuvem praticamente varreu este mercado e soluções como Netflix e Spotify conquistaram seu espaço.

Se quiser conhecer um pouco mais sobre a tecnologia em nuvem, acesse os conteúdos que foram desenvolvidos pelo Estadão e pelo UOL. São bastante didáticos ao explicarem os conceitos da solução oferecida pela Ambra Saúde.

CDs possuem uma série de vulnerabilidades como a possibilidade de serem riscados ou mesmo extraviados quando remetidos para outra pessoa. Sem contar problemas de leitura, que também são comuns por incompatibilidade de versões.

Mas se você administra uma pequena clínica ou hospital, seu olhar e suas ações devem ser a de um gestor. Você precisa aplicar conceitos de negócio na gestão da saúde e do bem estar do paciente. Ou corre o risco de ver a concorrência ganhando espaço, como aconteceu com milhares de lojas de CDs e locadoras de filme.

Dificuldade no compartilhamento de imagens

Sabemos que imagens médicas são arquivos pesados, de alta resolução. Isso dificulta a transferência pelos meios tradicionais, como e-mails, que não suportam o tamanho dos arquivos. E em relação aos PACS já sabemos das dificuldades de implantação e dos custos envolvidos.

Quando você tem seus arquivos em nuvem (agora você já sabe que são servidores remotos), isso deixa de ser um problema. Basta estar conectado à internet que seus exames podem ser acessados e visualizados, sem a necessidade de se preocupar com a capacidade do servidor ou mesmo com a segurança dos dados.

É sempre bom lembrar que quando você dispõe de um fornecedor a preocupação com segurança é dele. A tecnologia em nuvem tem muito mais vantagens que ter um servidor ou hardware local. Além da preocupação originária com segurança, todos os acessos ficam registrados e as informações criptografadas. Além da da redução do risco furto, roubo físico de servidores.

Restrições de acesso

Os profissionais da área médica sabem que a rotina de trabalho muitas vezes inclui jornadas de madrugada ou em horários nada convencionais. Afinal de contas, o paciente não tem problemas de saúde apenas em horário comercial. Portanto, não faz muito sentido restringir o acesso aos exames médicos para apenas quando se está no hospital ou no local de atendimento.

Se você trabalhou o dia todo e foi para sua casa, mas esqueceu de um detalhe no exame de um paciente, não faria sentido você ter que retornar para consultá-lo, concorda?

As soluções na nuvem resolvem essas demandas. As imagens ficam disponíveis a qualquer hora em em qualquer lugar, bastando apenas uma conexão com a internet.

Quer entender melhor como a tecnologia em nuvem pode revolucionar seu dia a dia de trabalho e trazer muito mais segurança para seus pacientes? Acesse nosso e-book e conheça os desafios e soluções no gerenciamento de imagens médicas. Fique à vontade também para compartilhar suas dúvidas nos comentários!