• Home
  • Blog
  • Diagnóstico por imagem e a Netflix

Diagnóstico por imagem e a Netflix

Tecnologia em NuvemNo momento em que você coloca os resultados na nuvem, como alguns hospitais já fazem, você entrega o exame muito mais completo ao paciente, um procedimento muito melhor do que entregar várias folhas de filme.

Dr. Antônio Carlos Matteoni de Athayde – Presidente do CBR

Interação Diagnóstica – Fev/Mar 2016 – n.º 90 p. 11

 

Você deve estar se perguntando o que há de comum entre indústrias tão diferentes como a de entretenimento e a da medicina diagnóstica. O que coloca a Netflix e a citação do Dr. Matteoni sobre o gerenciamento de imagens médicas lado a lado?

O ponto de partida é a tecnologia em nuvem, mas iremos entender em mais detalhes os benefícios dessa mudança tecnológica que estamos vivendo. Amplo acesso com a difusão da internet, redução de custos, flexibilidade, segurança e eficiência.

Neste artigo iremos detalhar como essa tecnologia vai mudar a forma como trabalhamos, assim como mudou nossos hábitos de lazer ao assistirmos a filmes e a seriados.

Se você tem mais de 30 anos é bem provável que se recorde de ter saído de casa para alugar um filme ou DVD, na infância ou adolescência. Já teve a sensação de cansar de procurar e não encontrar aquele lançamento que tanto queria? Já pagou multa por esquecer de devolver ou rebobinar a fita?

Esses são problemas do passado, simplesmente porque as locadoras praticamente desapareceram.

 

Contudo, quem trabalha em centros de diagnóstico por imagem e hospitais muitas vezes ainda enfrenta problemas do passado, como:

  • Impressão dos exames em filmes ou papéis;
  • Armazenamento dos exames em CDs, HDs externos ou servidores locais;
  • Dificuldade na organização de exames e imagens;
  • Limitação de compartilhamento e acesso simultâneo;
  • Desorganização de processos internos;
  • Investimento elevado em hardwares, segurança e tecnologia.

 

Praticamente todas essas limitações de crescimento de uma instituição de saúde já estão solucionadas por tecnologias na nuvem. Equipes especializadas cuidam do desenvolvimento de soluções que simplificam o dia a dia e evitam que médicos, administradores e profissionais de TI percam o sono com dificuldades do cotidiano.

Com a difusão de tablets e smartphones, exames podem ser acessados a qualquer hora e de qualquer lugar – basta o acesso à internet.

Além disso, o compartilhamento de servidores (a nuvem) permite que pequenas clínicas utilizem o mesmo sistema de grandes instituições, mas com custos proporcionais ao seu tamanho.

Por este motivo, hoje vemos pequenas clínicas brasileiras utilizando soluções de gerenciamento de imagens médicas que centros de excelência mundial como a Mayo Clinic utilizam.

 

A revolução que vivemos no entretenimento com exemplos como Netflix, Apple e Spotify também pode ser experimentada na gestão de imagens médicas e na prática do diagnóstico por imagem. Radiologistas e pacientes são os maiores beneficiados com vantagens como:

  • Emitir um laudo sem sair de casa;
  • Receber exames de várias localidades do país;
  • Compartilhar casos interessantes ou tirar dúvidas com colegas médicos;
  • Evitar que exames sejam repetidos desnecessariamente;
  • Possibilitar que pacientes e médicos possam consultar uma segunda opinião;
  • Melhorar a experiência e o atendimento de pacientes.

 

Se você ainda não está convencido da mudança, compartilhamos um gráfico com o crescimento da Netflix nos últimos anos e que pode ajudar a explicar essa transformação. Em 2011 eram pouco mais de R$ 20 milhões de assinantes pelo mundo; em 2016, já eram mais de 81 milhões.  

Fonte: Statista.com.br

Se quiser conhecer mais sobre os benefícios da tecnologia na nuvem, selecionamos dois conteúdos desenvolvidos pelo Estadão e pelo UOL bastante didáticos e explicativos sobre o assunto.

 

Dr. Gustavo Meirelles, Radiologista, Co-fundador da Ambra Saúde

Daniel Ávila, Desenvolvedor de Negócios da Ambra Saúde

Este artigo é uma adaptação do texto publicado originalmente no Boletim do CBR n.º 340 – Dezembro de 2016 – Pág. 35 –  Netflix e as imagens Médicas.

Tags:,