• Home
  • Blog
  • Entenda como a Ambra pode te ajudar na gestão de imagens médicas

Entenda como a Ambra pode te ajudar na gestão de imagens médicas

Hospitais, clínicas e sistemas de saúde que trabalham com diagnóstico por imagem enfrentam, diariamente, um desafio: armazenar os arquivos de forma eficiente. Tanto o armazenamento físico, como o realizado por meio de softwares convencionais dificultam uma boa gestão de imagens médicas, prejudicando a praticidade, precisão e segurança dos dados.

Por essa razão, neste artigo vamos explicar melhor como fazer um gerenciamento estratégico das imagens médicas. Adicionalmente, destacaremos como a Ambra Saúde pode auxiliar você nesse processo e quais são os seus diferenciais e benefícios. Então, se você quer entender um pouco mais sobre o assunto, continue a leitura!

Como obter uma gestão estratégica de imagens médicas?

Vamos fazer uma reflexão: imagine a quantidade de arquivos gerados em um hospital de médio porte, que trabalhe com diagnóstico por imagem em um único dia —​ exames de raio-X, tomografias, ressonâncias, dentre outros. Depois de capturadas, essas imagens precisam ser armazenadas em um sistema no qual o responsável possa acessar, visualizar e emitir o laudo do paciente. É muito trabalho, não é mesmo?

Alguns exames são arquivos ricos em detalhes e que ocupam muito espaço de armazenamento em hardwares e softwares especializados. Além disso, o Conselho Federal de Medicina (CFM) determina que todas as imagens médicas físicas devem ser armazenadas por pelo menos 20 anos e as digitais por tempo indeterminado.

Assim, caso não haja um bom gerenciamento dos dados, a unidade de saúde pode criar um verdadeiro caos no controle dos arquivos, pois, para manter tudo isso organizado é preciso muita disciplina que pode ser alavancada com o uso das tecnologias mais avançadas.

Os serviços de armazenamento de imagens médicas digitais mais conhecidos são os sistemas de Picture Archiving and Communication System (PACS) ou, em português, Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens. Apesar de oferecerem uma solução útil, eles demandam um alto investimento financeiro, tanto em hardware quanto em software, espaço físico refrigerado, equipe de profissionais de TI e sistemas de segurança da informação.

Por essa razão, uma opção que pode melhorar o gerenciamento de imagens médicas é o armazenamento de dados em nuvem, pois mais do que economia financeira, esse sistema é mais barato e seguro.

Como a Ambra Saúde pode te auxiliar na gestão de imagens médicas?

A Ambra Saúde oferece um serviço com potencial de armazenamento em nuvem, ilimitado, que permite armazenar quantos terabytes de imagens forem precisos para o seu empreendimento. A ideia é que você só pague na medida que usa, o que evita uma grande mobilização de capital de uma só vez.

Além disso, o software da Ambra funciona diretamente no navegador de internet, ou seja, não há necessidade de downloads e instalações de programas e aplicativos. 

Com isso, a Ambra permite o acesso por meio de login e senha, a um potencial de armazenamento ilimitado a um custo mais acessível que os serviços semelhantes do mercado.

Quais são os diferenciais da Ambra Saúde?

Além do armazenamento em nuvem, que permite maior acessibilidade dos dados, sem a necessidade de equipamentos específicos, a Ambra Saúde oferece benefícios exclusivos, dentre os quais, podemos destacar:

Redução de custos

A solução apresentada pela empresa é aproximadamente 60% mais barata que as outras opções equivalentes disponíveis no mercado. Mais do que isso, é possível pagar apenas pela quantidade de espaço que efetivamente for usada, o que evita o desperdício de recursos. Isso faz com que essa seja a melhor opção para unidades em expansão e que não queiram imobilizar capital.

Segurança nos dados

A gestão de imagens médicas demanda, assim como a medicina, ética e responsabilidade. Por isso, é importante adotar uma solução que garanta maior segurança e sigilo das informações do paciente. Com a Ambra, todas as informações associadas às imagens —​ como diagnóstico, nome, CPF, dentre outros dados do paciente —​, são criptografadas.

Com isso, todos os dados são desvinculados no momento do upload e só podem ser acessados quando for feito o download. Vale ressaltar, que é preciso ter login, senha e autorização para acessar os dados do paciente, com níveis de permissão concedidos pelo administrador do sistema.

Flexibilidade no acesso

Diferentemente da armazenagem física ou dos sistemas de armazenamento mais convencionais, o uso da nuvem —​ proporcionado pela Ambra —​ tem maior flexibilidade no acesso.

Isso porque, com a devida autorização, as informações podem ser acessadas —​ por meio de dispositivos móveis ou outros computadores —​, de qualquer lugar que tenha conexão com a internet. Isso pode agilizar o trabalho quando o profissional for atender um paciente em sua residência, por exemplo.

Integração com outros sistemas

Outro grande benefício do sistema da Ambra é a possibilidade de associação com outros sistemas de gerenciamento de imagens, os principais PACS do marcado. Assim, ao integrá-lo com essas outras ferramentas, é possível ter acesso a todo o histórico de diagnóstico de um determinado paciente.

Como esse sistema flexível pode ajudar o seu empreendimento?

Como vimos, a Ambra Saúde tem um sistema flexível, que garante maior otimização do tempo na gestão e no atendimento, principalmente por permitir o backup de imagens em qualquer dispositivo com acesso à internet —​ desde que o usuário tenha permissão. Isso permite mais agilidade e praticidade no diagnóstico e a oferta de um atendimento de qualidade ao paciente.

Além disso, devido ao menor custo em relação às soluções convencionais à desnecessidade de imobilização de capital financeiro, a Ambra oferece uma solução viável e que tem um bom custo-benefício, já que o investimento em hardware para armazenamento pode prejudicar o planejamento financeiro de clínicas e hospitais.

Isso acontece porque a quantidade de exames de imagem tem aumentado bastante. Dessa forma, com uma solução que reduz esses custos, os hospitais e clínicas podem apresentar melhores taxas de crescimento.

Todas as informações sobre a gestão de imagens médicas descritas neste artigo demonstram que um sistema de armazenamento em nuvem pode ajudar muito no gerenciamento dos arquivos em um hospital ou clínica que trabalhe com diagnóstico por imagens, o que traz mais qualidade no atendimento, redução de custos e de trabalho.

Por isso, se você ficou interessado em saber mais sobre os produtos e serviços oferecidos pela Ambra, não perca tempo e entre em contato conosco. Será uma satisfação esclarecer as suas dúvidas!

Trackback do seu site.

Deixe um comentário