• Home
  • Blog
  • Gerenciar e armazenar imagens médicas: saiba como podemos te ajudar

Gerenciar e armazenar imagens médicas: saiba como podemos te ajudar

Gerenciar e armazenar imagens médicas é um requisito básico para qualquer hospital ou clínica que procure aumentar a produtividade e atender os pacientes com mais qualidade.

Mas a tarefa é um desafio: como cuidar desses pontos com segurança e facilidade, sem ter que lidar com soluções que estão se tornando ineficazes, como a utilização de CDs, gastar mais dinheiro e espaço com hardware ou recorrer a tecnologias que apenas o departamento de TI consegue compreender?

Neste artigo, você vai entender como o gerenciamento e armazenamento em nuvem otimizam o seu trabalho e por que a Ambra é a parceira ideal para cuidar desse serviço!

Por que gerenciar e armazenar na nuvem?

Imagine este cenário: o paciente chega ao hospital, é registrado no RIS (Radiology Information System), o sistema alimenta os equipamentos de tomografia e ressonância com informações a partir de uma worklist, os exames são realizados e os resultados são enviados para uma solução de armazenamento — um PACS, por exemplo. O médico elabora o laudo, eventualmente no próprio RIS, e o armazena também.

Parece uma situação familiar para você? Se você vive uma rotina semelhante, conhece bem os desafios para gerenciar e armazenar imagens médicas. Um dos maiores deles é o armazenamento, porque, em muitos hospitais e clínicas, ainda é realizado em servidores internos ou com HDs externos.

Essas soluções demandam uma boa estrutura e, mesmo quando ela existe, podem ser problemáticas, porque exigem espaço — fisicamente (no caso de grandes servidores, por exemplo) e digitalmente (ao longo do tempo, a quantidade de exames só tende a aumentar, ocupando todos os bytes disponíveis).

Outro problema é a segurança das imagens. A suscetibilidade a falhas de um HD externo requer, muitas vezes, que ele seja trocado e se faça um backup de todos os arquivos manualmente.

O acesso às imagens e o compartilhamento delas também é dificultado quando se trabalha sob essa lógica. Depender de CDs para trocar resultados com colegas ou enviá-los a pacientes é um risco muito grande: um mero arranhão pode comprometer todos os arquivos.

Além disso, a tecnologia dos CDs é tão ultrapassada que muitos computadores de mesa e notebooks sequer são produzidos com entrada para os discos.

A melhor solução para situações como essas é armazenar e gerenciar as imagens na nuvem, onde elas estão mais seguras e acessíveis a qualquer momento e em qualquer lugar em que você esteja com conexão à internet.

O que diz a lei

Como lembra o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), as imagens e laudos médicos fazem parte do prontuário do paciente, cujo armazenamento é previsto pela Resolução 1.821/2007 do Conselho Federal de Medicina.

Segundo a regulamentação, é necessário guardar os prontuários, quando impressos, por pelo menos 20 anos. Já se eles estiverem digitalizados, o armazenamento precisa ser permanente.

E, mesmo quando o paciente retira o exame, é preciso guardar uma via do laudo junto ao protocolo de retirada. Ou seja, na prática, você deve garantir que ele sempre tenha acesso às próprias informações e isso fica muito mais fácil quando está tudo armazenado em segurança na nuvem.

Por que escolher a Ambra Saúde?

A Ambra Saúde é uma empresa especilizada em gerenciamento de imagens médicas e disponibiliza soluções de armazenamento, visualização e compartilhamento de imagens médicas na nuvem. Ela atua há mais de uma década nos Estados Unidos e já é a solução escolhida por diversos médicos e gestores desde 2013 no Brasil.

Selecionar um novo sistema muitas vezes é uma tarefa delicada. Envolve a análise de fatores como custo-benefício e implementação. Entendemos esse desafio e, abaixo, mostraremos como a Ambra Saúde é uma escolha acertada para você ser bem-sucedido nele!

A Ambra é formada por especialistas

Os profissionais da Ambra são capacitados para trabalhar com soluções de software e também de hardware. Muitas empresas que operam com soluções digitais dominam apenas uma das áreas, mas é importante contar com especialistas nas duas, já que ambas são fundamentais para o bom funcionamento do sistema.

Além disso, a equipe da Ambra é completamente interna, ou seja, os serviços de armazenamento e o cuidado com os dados das imagens médicas são realizados pelos profissionais da própria empresa, sem terceirização das responsabilidades.

O time está pronto e disponível para solucionar qualquer dúvida sobre a implementação e utilização do sistema, contando com profissionais multidisciplinares — são médicos, engenheiros, desenvolvedores e especialistas em negócio. A implementação não é um problema: é realizada com ajuda da equipe e sem paralisar o trabalho da clínica ou do hospital.

Além disso, há uma série de manuais de treinamento disponíveis no site e uma seção de FAQ bastante completa, complementada por respostas mais técnicas sobre o sistema.

O custo-benefício é vantajoso

Grande parte dos serviços de armazenamento oferece uma capacidade que muitas vezes fica ociosa por meses ou anos, mas que exige o investimento imediato. Ou seja, o capital pode ficar imobilizado para  armazenar 10 TB, mas sua necessidade de armazenamento mensal é de 100 GB.

Com a Ambra, o processo é diferente: você paga pelo espaço que efetivamente usa. É uma lógica de assinatura (que já até comparamos à Netflix). Em resumo, chega de pagar por um espaço que ainda não é utilizado!

E, mais do que isso, é possível escolher ofertas diferentes, segundo as suas necessidades. Pode-se optar somente pelo serviço de armazenamento ou pelo conjunto de armazenamento e um portal para visualização — para médicos e pacientes.

A segurança é garantida

Como já dissemos, a equipe que cuida dos softwares e hardwares da Ambra é interna, o que dá muito mais controle à empresa sobre a segurança dos produtos e serviços que ela oferece. O servidor da Ambra fica em Phoenix, no estado do Arizona, Estados Unidos, onde a segurança é uma prioridade e uma de nossas especialidades.

Outro ponto que garante a integridade de todos os seus arquivos é o modo como o backup e a movimentação dos dados são realizados. A Ambra desenvolveu um sistema Split-Merge para garantir a privacidade dos dados. Do inglês para “separar” e “unir”, ele é uma forma automática de dissociar as imagens médicas dos dados do paciente. Ao colocá-las na plataforma de armazenamento e os reunir no momento do download, o que representa um reforço na proteção.

Se você acha que gerenciar e armazenar imagens médicas com a Ambra pode ser uma boa escolha, entre em contato conosco! Vamos esclarecer todas as suas dúvidas, conversar sem compromisso e o ajudar a resolver as necessidades do seu trabalho!

Trackback do seu site.

Deixe um comentário