• Home
  • Blog
  • Hospitais e sistemas de saúde: entenda a gestão estratégica de imagens médicas

Hospitais e sistemas de saúde: entenda a gestão estratégica de imagens médicas

Além de uma gestão complicada por si só, hospitais e sistemas de saúde geram diariamente um número constantemente crescente de imagens médicas. Desde imagens médicas mais comuns como raios-X e ressonâncias a exames mais complexos como uma tomografia, a gestão e armazenamento desses dados pode se tornar um problema, quando feita de forma manual ou ineficiente.

Cada vez mais o diagnóstico por imagens ganha importância em diferentes modalidades. Isso consequentemente faz com que o volume de imagens cresça exponencialmente, obrigando as empresas a investirem em hardwares ou softwares próprios para armazená-las e geri-las.

Pela riqueza de detalhes e informações que oferecem, as imagens médicas são fundamentais para o diagnóstico completo do paciente e, muitas vezes, precisam ser geradas e compartilhadas com rapidez em situações de emergências.

Por isso, mantê-las organizadas e de fácil acesso é preciso para que hospitais e sistemas de saúde operem com a maior eficiência possível. Isso ajuda não só nas operações diárias, mas principalmente em seu foco de atuação: a saúde e o bem-estar dos pacientes.

Entende-se então, a necessidade de apostar em tecnologia e modernidade para auxiliar a gerir estrategicamente o aumento da demanda de exames de imagem. Afinal, o core business de um hospital é a qualidade de seu serviço e a preocupação com o paciente, não a gestão desses recursos.

Como ter uma gestão estratégica de imagens médicas?

A partir das demandas rotineiras de hospitais e sistemas de saúde, a adoção de tecnologias que simplifiquem essa rotina passa a ser indispensável para essas instituições. Uma das opções mais conhecidas — e procuradas — para a gestão de imagens médicas são os PACS, Sistema de Arquivamento e Distribuição de Imagens, do inglês Picture Archiving and Communication System.

Contudo, o uso desses sistemas, compostos por hardwares e softwares, exige um investimento financeiro elevado, além da necessidade de espaço físico refrigerado exclusivo para sua operação, uma equipe de TI e de segurança da informação destinada unicamente à sua gestão. Tudo isso é preciso por tratar de informações muito íntimas do paciente, nas quais o diagnóstico é ligado à identidade dele.

Diante da necessidade de reduzir custos e otimizar processos em uma gestão eficiente e, ao mesmo tempo, garantir um custo-benefício interessante, surgem sistemas que operam os  dados na nuvem.

Por que apostar no armazenamento na nuvem?

Optar pelo armazenamento de imagens na nuvem oferece diversas vantagens operacionais para uma gestão estratégica. Devido à precisão e riqueza de detalhes fornecidos, as imagens médicas geram arquivos pesados. 

Essa é uma das principais vantagens da nuvem! Além de não demandar espaço físico, a capacidade de armazenamento dela pode ser facilmente modulada, dependendo apenas de que o hospital encontre o plano ideal para o atendimento das necessidades e que pode ser alterada a qualquer tempo. A partir disso, é possível acessar, compartilhar e gerir todas as imagens por meio de qualquer navegador ou dispositivo móvel.

Outro benefício de armazenar os exames na nuvem é a facilidade de organizá-los e guardá-los por, no mínimo, 20 anos, como determina a Resolução CFM nº 1.821/2007. De forma menos complexa e, consequentemente, mais eficiente e estratégica, tudo é arquivado cronologicamente, com o nome do paciente e armazenado corretamente pelo tempo necessário.

Há também um grande cuidado com a realização constante de backups para garantir a segurança dos arquivos, ao contrário de um exame guardado em um só lugar, que pode ser perdido por algum problema técnico ou imprevisto.

De forma simples, mais acessível, com mais qualidade e segurança, esse modelo de armazenamento diminui consideravelmente as possibilidades de extravio ou perda dos exames, como é comum no gerenciamento de documentos físicos. Modernidade e tecnologia se unem em prol da gestão estratégica de imagens médicas.

Segurança e tecnologia nos softwares de gestão

Além de toda a ética e sigilo que a medicina envolve, a gestão automatizada de imagens médicas, por possuir informações ligadas a identidade do paciente, deve dispor de mecanismos tecnológicos que preservem o sigilo dessas informações.

Um sistema em nuvem é capaz de armazenar todos os documentos em um só lugar, por meio de uma gestão unificada.

A segurança da informação no armazenamento em nuvem é garantida por mecanismos como o split and merge, isto é, a imagem e o nome do paciente são criptografados e desvinculados no momento do upload do documento e vinculados novamente somente no momento do download.

Como um software facilita a gestão estratégica de imagens médicas em hospitais e sistemas de saúde?

Aumentar a proatividade e a eficiência dos serviços de diagnóstico por imagens médicas é um desafio para os gestores da área de radiologia. Como suporte para essa gestão, é preciso apostar em inovações tecnológicas que ajudem em um fluxo de trabalho constante baseado na geração de exames de imagens e liberação de laudos.

A frente da gestão por meio de PACS, as plataformas de armazenamento em nuvem vêm para simplificar e ajudar na gestão estratégica de imagens médicas. Isso é possível porque, ao contrário de outros sistemas, a nuvem não demanda espaços físicos, nem equipes especializadas destinadas exclusivamente a esse trabalho. Conheça outras vantagens.

Compartilhamento rápido e níveis de acesso

As plataformas de armazenamento em nuvem podem ser acessadas de qualquer navegador ou dispositivos móveis, incluindo tablets e smartphones. Seus modelos são predispostos à customização de acordo com a necessidade de cada hospital ou sistema de saúde, e os níveis de acesso podem ser configurados.

Essas configurações permitem que todos os acessos sejam registrados, bem como os perfis de cada usuário que o fez. Outra facilidade é a opção de disponibilizar o acesso dos próprios pacientes ao diagnóstico, dispensando a impressão dos exames e garantindo sua qualidade digital para que nenhum detalhe do documento passe despercebido ao ser laudado.

Redução dos custos

Diante da possibilidade da utilização de computadores e dispositivos móveis para a análise dos exames, os elevados custos de impressão das imagens médicas são reduzidos drasticamente, promovendo a sustentabilidade e mais praticidade no trabalho.

A eliminação dos recursos físicos também diminui a repetição de exames ou falhas na entrega manual, saindo dessa estrutura para um processo totalmente digital.

Padronização no compartilhamento

Além das versões impressas, os exames por imagens médicas também são compartilhados por outros meios como CD’s, DVD’s, pen drive, e-mail ou Dropbox. Contudo, além do risco de perda ou extravio de documentos, essas opções estão sujeitas à incompatibilidade de formatos ou perda de qualidade quando impressos ou compartilhados.

Otimização do tempo

Como já mencionamos neste artigo, em casos de urgência — algo comum na rotina dos hospitais —, a velocidade pode ser determinante para o sucesso ou fracasso de um tratamento. Além da organização para manter todo o histórico de um paciente em um só lugar, o fato de realizar exames que, automaticamente, são disponibilizados na plataforma, otimiza o tempo de toda a equipe responsável pelo caso em análise.

Assim, há ganhos para ambos os lados: conforto e atendimento de qualidade para o paciente, custos reduzidos e agilidades para a empresa. Tudo isso, garantindo segurança de ambos e organização de processos para os hospitais

De forma simples, prática e fácil de usar, esse tipo de software é desenvolvido por quem conhece e entende os desafios diários dos hospitais e sistemas de saúde. Além da melhora na organização e da economia de espaços físicos, o ganho em agilidade permite uma gestão muito mais estratégica, focada essencialmente em seu core business: cuidar e zelar pela saúde dos pacientes.

E você, já pensou em utilizar o armazenamento na nuvem para ajudar na sua gestão estratégica de imagens médicas? Entre em contato conosco e conheça o software da Ambra Saúde. 

 

Trackback do seu site.

Deixe um comentário