3 benefícios da disponibilidade de imagens médicas em nuvem em casos de emergência
Em emergências médicas, cada segundo é valioso. Quando um paciente está em estado grave, ele precisa de atendimento o mais rápido possível. E a equipe médica deve ter acesso ao estado e condições do paciente o quanto antes, para determinar as medidas que vão ser tomadas para seu correto tratamento.
Felizmente a tecnologia tem permitido um ganho significativo de eficiência. Hoje exames e imagens médicas podem já estar nas mãos da equipe que irá receber um paciente em estado grave, quando ele ainda está a caminho do hospital ou sendo removido para um centro especializado.
Confira os 3 principais benefícios para implementar uma solução de compartilhamento de imagens na nuvem.
1. Economia de tempo
Uma emergência não combina com métodos ultrapassados de gestão de saúde. Se o estado de um paciente é grave e ele será recebido por um time de especialistas, o tempo é um fator chave para o sucesso do tratamento. As informações precisam estar disponíveis de forma simples e compartilhada. Assim, ainda que vários profissionais estejam envolvidos é possível a avaliação simultânea pela equipe, que pode se antecipar para a chegada do paciente. Parece valioso, não?
2. Compatibilidade
Vamos supor que seu hospital já disponha de um centro de gerenciamento de imagens que permita sua equipe acessar os dados do paciente antes que ele dê entrada em seu pronto socorro. Mas e se os formatos não forem compatíveis? Já teve a experiência de estar com um documento disponível, mas que o formato não pode ser aberto pelo seu sistema?
Isso é muito comum e as tecnologias em nuvem de compartilhamento de imagem já anteciparam este problema. Soluções modernas não devem esbarrar em especificidades técnicas e criar dificuldades. Elas devem oferecer a solução rápida e simples, que coloque a informação nas mãos do profissional, para que ele possa tomar decisões que realmente são importantes. Se o formato é X, Y ou Z, o que importa no fim do dia é se esteve ou não disponível quando o médico precisou.
3. Segurança do paciente
Imagine que o paciente esteja sendo removido para seu hospital, por ser um centro mais especializado em saúde. Quem ficará responsável pelo envio dos exames do paciente? Será enviado impresso, gravado em CDs ou em qual formato? Parecem questões simples, mas se os exames não chegarem corretamente ao destino ou forem extraviados, será necessário repeti-los.
Seria um grande prejuízo em termos de qualidade de atendimento e poderia comprometer ainda mais o estado de um paciente em estado grave e até mesmo a reputação de um hospital. Dispor de um sistema de armazenamento e gerenciamento de imagens médicas pode significar um grande avanço para quem busca excelência nos serviços de saúde.
Esses 3 benefícios são apenas uma parte do que o compartilhamento de imagens baseado em nuvem pode proporcionar em casos de emergência. Se você quiser conhecer mais sobre o assunto, confira nosso webinar gratuito sobre imagens médicas no mundo de atendimentos de emergência, em inglês, disponível neste link.