Lean Healthcare: 4 dicas de produtividade para o gestor de saúde
O gestor de saúde preocupado em garantir um padrão de excelência na unidade que administra enfrenta diversos desafios. Entre eles está o controle de fluxo de pacientes e exames, a otimização do tempo de atendimento, a qualidade da assistência e a organização de recursos materiais e humanos.
É por isso que, para crescer e se manter nesse mercado dinâmico, concorrido e que constantemente apresenta inovações, é preciso atenção especial com o método de organização do trabalho.
Nesse contexto, vale a pena saber mais sobre técnicas capazes de aperfeiçoar os processos, como a filosofia Lean Healthcare, uma alternativa útil para aumentar a produtividade do gestor em saúde.
Ficou interessado? Então acompanhe o texto para saber mais sobre esse método e seus impactos.
Lean Healthcare
A filosofia Lean Healthcare é inspirada no método Lean, voltado para empresas de uma maneira geral e que foi desenvolvido para tornar mais enxuta a gestão. Aliás, é exatamente esse o sentido da palavra “lean” dentro desse contexto: ela significa “enxuto”.
A filosofia Lean se baseia na utilização de ferramentas de produção para redução de perdas ou desperdícios num processo, bem como na resolução de problemas de forma sistemática, tendo em vista a melhoria do produto entregue para o cliente.
Alguns dos princípios da filosofia lean são:
- detecção da raiz dos problemas;
- minimização de desperdícios;
- flexibilidade nos processos;
- desenvolvimento de pessoal;
- eliminação de atividades sem valor agregado;
- implantação de tecnologias.
A Lean Healthcare é uma adaptação do método para a área de saúde e tem o foco em reduzir os principais desperdícios em hospitais e clínicas.
Esses desperdícios aparecem em:
- excesso de insumos e equipamentos;
- tempo de espera por atendimento, medicação;
- transporte de pacientes, equipamentos e exames;
- processamento inadequado;
- erros de procedimento (medicação, organização de consultas e internações, prescrição de medicamentos).
Dicas de produtividade para o gestor de saúde
Os princípios da Lean Healthcare são a base para a implementação de processos e estratégias para melhorar a produtividade para o gestor de saúde. Você pode aplicá-los no seu trabalho seguindo as dicas a seguir.
1. Defina metas
É preciso primeiro planejar sua ação antes de ir em busca dos objetivos. Isso é fundamental para que cada passo dado seja feito de maneira racional, sem maiores riscos.
Sendo assim, na área da saúde um bom exemplo de definição de metas pode surgir da análise do ambiente que necessita de melhorias. Para agilizar o atendimento em um pronto-socorro, por exemplo, o gestor precisa acompanhar e analisar o processo de recepção do paciente, atendimento, disponibilização de materiais e medicamentos utilizados e definição dos profissionais necessários.
Assim, ele tem condições de diagnosticar o problema e traçar estratégias de melhoria, que devem ser elaboradas junto à equipe que participará da mudança.
2. Implemente sistemas de automação
A automação tem se apresentado como a grande solução empresarial dos últimos tempos. Ela permite que os processos sigam sendo feitos com a mesma qualidade e até aperfeiçoados, mas que a mão de obra seja significativamente reduzida, dando uma função mais estratégica para os profissionais.
A utilização de sistemas de automação na área de saúde agiliza o fluxo dos processos dentro de hospitais e laboratórios, libera os profissionais para terem mais tempo para atuar em suas respectivas áreas e ajuda no controle de procedimentos realizados.
Alguns exemplos da utilização da tecnologia nessa área são:
- uso do prontuário eletrônico;
- armazenamento de imagens médicas na nuvem;
- sistema para monitoramento de pacientes.
3. Controle os fluxos e processos
Seguindo a mesma lógica, é preciso destacar que a tecnologia deve servir como um diferencial para que o profissional da saúde tenha como oferecer serviços ainda mais qualificados e também se posicionar melhor no mercado em que atua.
Para tanto, os estabelecimentos de saúde podem utilizar sistemas de informações digitais e integrados, para garantir que o médico e a equipe administrativa façam o trabalho fluir de forma continuada. Com isso, é possível reduzir erros, o tempo das consultas, evitar desperdícios e garantir um melhor atendimento.
Soluções assim servem para potencializar os resultados em termos comerciais, mas fundamentalmente, servem para melhorar a experiência do paciente, algo de fundamental importância para o profissional da saúde.
4. Faça a notificação de erros e não conformidades
Uma realidade hospitalar ainda presente é a subnotificação de eventos adversos (erros de medicação, de identificação, de diagnóstico, cirúrgicos). Isso ocorre principalmente em instituições que seguem a lógica punitiva.
O gestor deve implantar uma cultura de segurança na qual os profissionais se sintam seguros para notificar eventos adversos, para que esses possam ser reparados e evitados no futuro. Além disso, é uma oportunidade de aprendizado e melhoria para o profissional e para a instituição.
É importante que enquanto organização exista uma cultura que faça com que o coletivo aperfeiçoe suas ações ao longo do tempo. Assim como fazer bom uso da tecnologia e contar com profissionais de qualidade, esse tipo de prática pode fazer a diferença no negócio.
5. Valorize o profissional
É preciso pensar nos profissionais que fazem a realidade do estabelecimento de saúde. E isso não diz respeito somente aos altos cargos, mas em especial, aos profissionais da base.
Muitas vezes, enquanto os gestores procuram encontrar soluções para aperfeiçoar o atendimento a pacientes, as dificuldades surgem por faltarem informações a respeito daquilo que pode ser melhorado. Quando falta a comunicação adequada com quem pode apontar com maior precisão as soluções simples, a tendência é que os pequenos problemas se agravem.
São as pessoas que têm relação direta com os pacientes quem podem trazer as respostas mais precisas para qualificar o atendimento. É essa proximidade que faz com que elas precisem ser vistas de uma maneira mais atenciosa.
Áreas como a da farmácia, a nutrição e a engenharia clínica, por exemplo, precisam ser vistas com absoluto cuidado para que temas como a gestão de medicamentos, a cozinha e outros aspectos fundamentais para a saúde sejam diferenciais no bom atendimento.
6. Invista em treinamento e capacitação
Nenhuma tecnologia pode fazer a diferença em um negócio sem que venha acompanhada do devido treinamento dos profissionais que farão uso dela. Ainda mais na área da saúde. Sem isso, a tendência é que as ações se tornem ainda mais lentas.
Isso significa que, tão importante quanto investir em tecnologia moderna é treinar a equipe para dar a ela a capacitação ideal para lidar com os processos. Isso vale para cada colaborador.
A filosofia Lean Healthcare traz diversas ferramentas para que as instituições de saúde possam reverter o quadro de desperdício institucional que prejudica uma gestão eficiente. Essas dicas de produtividade podem ajudar à otimizar custos e aumentar a receita, mantendo a qualidade do atendimento.
Você gostou destas dicas de saber sobre Lean Healthcare? Gostaria de saber mais sobre gestão? Então continue a visita em nosso blog e leia o texto “A importância de um sistema de gestão para clínicas“!