Se você trabalha com atendimentos de emergência médica, sabe bem como cada detalhe importa para o cuidado com o paciente nessas situações. No momento de uma urgência, você se torna mais que um médico: precisa estar no controle de todas as suas habilidades de gerenciar processos também.
Toda clínica ou consultório médico tem em seu arquivo diversos prontuários dos pacientes que atende ou já atendeu. No prontuário médico, que pode ser eletrônico ou de papel, encontram-se os mais variados tipos de documentos que em algum momento foram solicitados ao paciente, como resultados de exames, as imagens médicas, por exemplo. Há, também, o registro de todas as informações que se referem aos cuidados médicos prestados a um paciente e servem como um dossiê que deve zelar pelo sigilo e privacidade.
A medicina tem avançado muito ao longo do tempo — e o compartilhamento de estudos clínicos e imagens médicas não poderia ficar para trás. Trabalhar com papel ou CDs já é bem ultrapassado em um cenário de necessidade de agilidade e segurança.
A segurança da informação (SI) é um conjunto de práticas que protegem os dados de uma empresa e os gerenciam, englobando três elementos: disponibilidade, confidencialidade e integridade.