• Home
  • Blog
  • 5 formas de promover o compartilhamento de imagens médicas em hospitais

5 formas de promover o compartilhamento de imagens médicas em hospitais

armazenamento das imagens médicas

O que vem à sua mente quando você ouve falar sobre compartilhamento de imagens médicas? Bom, talvez você até pense em alguma solução para transferir os exames dos pacientes de um lugar para o outro. Mas estamos falando de algo que vai bem além disso e que com certeza traz diversos benefícios para a sua rotina de trabalho e dos seus colegas também.

Porém, para começar a usufruir de todas as vantagens que a tecnologia pode trazer no acesso às imagens médicas, primeiro é preciso quebrar uma resistência que ainda vemos em alguns profissionais da saúde. No conteúdo de hoje nós apresentamos 5 formas de promover o compartilhamento de imagens médicas em hospitais, acompanhe!

Centralize o armazenamento das imagens

Quando se trata de compartilhar informações médicas, todo o cuidado é pouco, afinal, estamos lidando com a vida das pessoas. Por isso, a melhor solução é centralizar o arquivamento dos exames para facilitar o acesso pelos profissionais que estão atendendo o paciente. Em um sistema online de compartilhamento de imagens médicas, não importa em qual sala de exame ou quarto o paciente esteja, você poderá visualizar os exames dele a partir de qualquer computador, tablet ou smartphone.

Utilize os portais para acesso de imagens

Os portais para acesso aos exames facilitam a vida tanto de médicos quanto de pacientes. Neles é possível ter acesso às imagens na hora e no lugar em que você precisar e de forma totalmente segura e customizada. O paciente sai ganhando também pois tem pleno controle sobre seus exames, podendo acessá-los quando precisar.

Além disso, outra facilidade é poder usar URLs personalizadas e códigos de compartilhamento para criar portais exclusivos para médicos ou áreas específicas dentro dos hospitais.

Programa de segunda opinião médica online

Uma segunda opinião médica é muito valiosa, já que pode confirmar ou encontrar uma melhor forma de seguir o tratamento. Como uma extensão do seu portal do paciente, você também pode utilizar o compartilhamento de imagens médicas em seu programa de segunda opinião médica online. Desta forma, o paciente pode receber uma segunda opinião via web de forma simples, mesmo quando é necessária a realização de exames por imagem.

Crie uma rede de comunicação entre os médicos

Atualmente, como você armazena e acessa o exame de seus pacientes? Se ainda estiver fazendo isso por meio de CDs ou VPNs o risco é bem alto tanto para você quanto para seu paciente. Explicamos por que: esses métodos podem aumentar as chances das imagens serem perdidas, fazendo com que os pacientes precisem refazer exames. Ou seja: um estresse e um custo desnecessários, além da exposição à radiação.

Utilizar portais para armazenamento das imagens médicas é muito útil por permitir que outros profissionais que estejam atendendo o paciente possam acessar os exames e colaborar com o diagnóstico do paciente. Isso é extremamente importante em casos de emergência: enquanto o paciente está sendo transferido para o hospital, por exemplo, os médicos já podem examinar suas imagens e fazer os preparativos para uma cirurgia.

Aproveite a tecnologia móvel

Arriscamos dizer que você está acessando esse post de um celular ou outro dispositivo móvel. A tecnologia mobile veio para ficar e você pode usufruir dela também no seu dia a dia de trabalho. Todas as aplicações móveis estão revolucionando o modo como os médicos acessam e compartilham imagens médicas de seus pacientes. Isso significa que você não precisa mais ficar preso a uma sala onde tenha um computador para poder avaliar os exames. Ao usar os celulares e tablets você acessa e compartilha imagens médicas com colegas com apenas alguns toques.

Essas são só algumas formas de estimular uma mudança que já não é mais uma tendência, mas sim uma realidade em muitas clínicas e hospitais e que vem facilitando e agilizando o acesso às informações dos pacientes. E você, está disposto a ser um profissional inovador? Conte pra gente nos comentários!