• Home
  • Blog
  • Radiologia médica: entenda como o laudo a distância funciona

Radiologia médica: entenda como o laudo a distância funciona

A tecnologia tem contribuído para tornar mais fácil o cotidiano das pessoas em diversas áreas. É assim também no que diz respeito aos cuidados com a saúde e na radiologia médica.

Hoje já é possível fazer uso da tecnologia de cloud computing para tornar os procedimentos mais eficientes. Com a computação em nuvem, o acesso a dados laboratoriais e exames pode ser feito de qualquer lugar, mesmo que a pessoa esteja a quilômetros de distância do local de sua realização, o que certamente representa uma revolução nos procedimentos de diagnóstico.

Quer saber mais? Então acompanhe este texto e conheça algumas informações primordiais sobre o laudo a distância. Confira!

A telemedicina

É a disponibilização de serviços de saúde como solução para casos em que a distância se apresenta como um fator crítico. Com a telemedicina, os recursos são disponibilizados de maneira a ampliar a assistência e a cobertura oferecidos pelos profissionais de saúde responsáveis pelos pacientes.

Por meio de ferramentas provenientes da tecnologia da informação e da comunicação, a telemedicina permite a profissionais da área da saúde atuar no bem-estar e saúde das pessoas.

Basicamente, a telemedicina é o uso de tecnologias de telecomunicação e de informação para dar suporte a serviços de assistência médica a pacientes. Com ela é possível avaliar, diagnosticar e tratar de maneira remota.

A telemedicina e o laudo a distância

A telemedicina permite a captura e transmissão de dados médicos para fins de compartilhamento entre profissionais que se encontram presentes em diferentes pontos do planeta.

Quando o clínico trabalha com um sistema, ele consegue se comunicar com um paciente utilizando recursos como telefone ou vídeo chat.

Ferramentas como câmeras de alta resolução, por exemplo, permitem a um enfermeiro captar imagens de uma doença de pele e transmiti-la para a central de Telemedicina, onde pode ser analisada pelo dermatologista para que então possa emitir um laudo a distância.

Como é o processo de laudo a distância?

Esse serviço funciona a partir de duas etapas.

Armazenamento de dados

As imagens e demais informações necessárias para o laudo médico são guardadas em um sistema remoto configurado em computação em nuvem, isto é, todo o conteúdo é armazenado em um servidor externo, que pode ser compartilhado por mais de um profissional.

Além de maior segurança dos dados, você garante a praticidade de não ter que lidar com questões de infraestrutura de TI e seus custos são expressivamente reduzidos, na medida que o pagamento é feito pela utilização

Acesso e envio de informações

Com o laudo mantido em um servidor online, é possível receber e editar registros clínicos, prescrições e demais informações que foram geradas em outro lugar. Por exemplo, o laudo a distância pode ser usado por um médico localizado em uma cidade diferente da qual foram feitos os exames de um paciente.

Com o acesso remoto, ele tem contato com esse laudo e pode compartilhá-lo com outros especialistas que estão em uma cidade distinta.

Quais são as vantagens do uso do laudo a distância?

O laudo a distância beneficia a área médica mas também o paciente. No caso da gestão hospitalar, esse serviço ajuda a aproveitar melhor as horas de um profissional, que não fica ocioso. Por exemplo, uma clínica ou um hospital podem enviar os exames médicos gerados para uma empresa especializada em laudos. Feita a análise da documentação, será emitido um laudo, por um profissional especializado e dedicado.

Para os médicos, esse serviço também é importante, já que eles terão acesso ao laudo não só no local de trabalho. Isso garante maior rapidez em obter o documento de qualquer lugar e possibilidade de uma segunda opinião médica para avaliar as informações do paciente.

Neste sentido, o paciente também ganha com o laudo a distância, na medida em que ele pode ser elaborado de forma muito mais ágil. Sabemos o quanto é importante um diagnóstico rápido para o sucesso de um tratamento.

Quais normas devem ser respeitadas?

Embora bastante prático, o serviço de laudo a distância de exames radiológicos deve respeitar algumas restrições. O Conselho Federal de Medicina já estipulou algumas normas para a realização desse serviço.

Dentre elas, está a condição de o paciente autorizar a transmissão de seus dados. Por meio de um termo de consentimento, a pessoa deve assinar esse documento permitindo que sejam transmitidas as imagens e demais dados sobre sua condição clínica. Trata-se de uma questão de ética médica.

Outro detalhe é que o laudo a distância só pode ser feito por empresa com sede no Brasil. A pessoa jurídica que presta esse serviço é obrigada a ter sede no país e estar devidamente inscrita no Conselho Regional de Medicina de sua jurisdição.

Caso o prestador do serviço for pessoa física, esse terá que portar um título de médico especialista em radiologia e diagnóstico por imagem. Ainda vale ter um certificado na área de atuação, como em mamografia ou densitometria óssea, por exemplo.

Esses foram alguns detalhes fundamentais sobre o laudo a distância aplicado à radiologia médica. Sabendo dos benefícios desse serviço, você pode incluí-lo no sistema de gestão da clínica. Com processos mais informatizados, o estabelecimento pode obter melhores resultados financeiros.

Vantagens de usar o laudo a distância

De uma maneira geral, o laudo a distância permite uma série de benefícios que vão desde a redução de gastos até o aumento da qualidade dos serviços oferecidos. Entre os principais desses benefícios estão:

1. Permite a interação com especialistas

Do ponto de vista profissional, a possibilidade de enviar o exame para um especialista no tema e garantir ao paciente e também ao médico a segurança necessária para dar o diagnóstico, é algo que certamente acrescenta em muito na credibilidade de quem presta o serviço.

2. Oferece maior segurança às informações

Com o laudo a distância, os dados dos pacientes estão protegidos com a computação em nuvem. É por meio dela que o direito do paciente ao sigilo pode ser assegurado.

Com a revolução digital, cada vez mais empresas que trabalham com a hospedagem de servidores têm investido em segurança virtual, criptografando dados e outras ações. Por isso, o laudo a distância pode ser considerado altamente confiável.

3. Apresenta mobilidade

Poder acessar os exames de qualquer lugar é algo que facilita a vida do profissional da área da saúde. Com o laudo a distância isso é possível, pois basta ao médico ter um dispositivo eletrônico com acesso à internet para ter acesso remoto às informações desejadas.

Diante de situações de urgência, isso pode salvar vidas. Imagine um caso em que o médico se encontre distante do paciente. Uma vez conectado ao servidor, esse médico tem acesso ao histórico e os exames realizados pelo enfermo para dar a devida orientação a respeito de determinado procedimento a ser adotado.

4. Oferece a possibilidade de economizar

Quando você investe no laudo a distância, consegue armazenar os arquivos em nuvem, o que torna desnecessário gastar com a instalação de servidores, a manutenção das máquinas, a atualização dos sistemas e outras exigências da infraestrutura do local. Isso permite que o dinheiro seja destinado ao investimento em outras áreas da clínica.

Pensando sob o ponto de vista do empreendimento, isso pode ser a solução para fazer com que o negócio cresça em menos tempo. Melhorando a qualidade dos serviços, certamente você verá um aumento no número de consultas e isso será benéfico em termos de resultados.

E você? Já considerou o uso do laudo a distância? Acompanhe nosso trabalho nas redes sociais para saber mais. Estamos no Facebook, no Twitter, no LinkedIn e no YouTube.

Wellington Santos – Gerente de Vendas da Ambra Saúde