• Home
  • Blog
  • Como reduzir custos utilizando a inovação tecnológica na saúde?

Como reduzir custos utilizando a inovação tecnológica na saúde?

reduzir custos utilizando a inovação tecnológica na saúde“Custo é como unha. Tem que cortar sempre.” Esta é uma frase de Beto Sicupira, um dos fundadores da maior empresa de bebidas do mundo, a Ambev.

A crise que estamos vivendo colocou a redução de custos como prioridade para empresas e organizações. Mas reduzir custos nem sempre deve ser visto somente como uma estratégia defensiva, que possa comprometer a qualidade do serviço.

Pelo contrário, pode ser interpretada como progresso por diversos ângulos:

  1. Dinamicidade na condução de negócios
  2. Melhora de processos internos e competitividade
  3. Capacidade inovadora, entre outros

O primeiro passo para esta mudança está na forma como observamos e interpretamos nosso trabalho e o relacionamento com pacientes, equipe e fornecedores. No artigo de hoje vamos falar sobre como essa virada na chave aliada ao uso da tecnologia podem transformar a rotina de clínicas e hospitais. Acompanhe!

Casos concretos

Fizemos uma pesquisa e encontramos algumas empresas que prometem ser aliadas nesse processo de redução de custos e melhoria da gestão da saúde (é importante dizer que a Ambra Saúde não possui vinculação societária ou comercial com qualquer das empresas mencionadas).

Sollis

A Sollis promete melhorar a eficiência e reduzir custos dos cuidados de saúde. Entre outros serviços, a empresa dispõe de uma plataforma digital de instruções para atendimento de pacientes. Desenvolveu um sistema de receituário médico eletrônico, que permite a médicos e dentistas fazerem suas prescrições online.

Iclinic

O Iclinic oferece um sistema para organizar sua clínica e aumentar a produtividade da sua equipe. A gestão de agenda, a financeira e os lembretes para os pacientes não se esquecerem da consulta estão entre os destaques da ferramenta. A tecnologia em nuvem permite o acesso a partir de dispositivos móveis, o que coloca as informações da clínica nas palmas das suas mãos.

Magnamed

A Magnamed é uma empresa brasileira especializada em ventilação pulmonar e anestesia. Entre suas principais preocupações está a inovação tecnológica em benefício do paciente. A empresa foi fundada em 2005 por três engenheiros que queriam produzir equipamentos com interface amigável, mais simples e leves e que pudessem ser transportados com maior facilidade.

Clínica nas Nuvens

O Clínica nas Nuvens promete ser o software completo para o gerenciamento online de uma clínica. Há uma série de funcionalidades, como prontuário eletrônico, administração financeira, entre outros.

CM Tecnologia

A CM Tecnologia promete facilitar o dia a dia automatizando o setor de atendimento de hospitais, clínicas e laboratórios. Com isso o objetivo é reduzir custos com call center, atendimento e taxa de não comparecimento de pacientes.

Os benefícios dos serviços em nuvem

Hoje são muitas as ofertas disponíveis de soluções que prometem simplificar nosso dia a dia, além de reduzir custos. Muitas delas estão relacionadas a serviços em nuvem, que possuem como principais atrativos:

  1. Flexibilidade.
  2. Custo na medida da necessidade.
  3. Segurança e controle de dados e acessos.
  4. Funcionamento a partir do navegador. Sem necessidade de instalações.

A questão está sempre em identificar o problema e avaliar como foi solucionado por outras clínicas, hospitais ou laboratórios. Poder contar com empresas especializadas em uma determinada etapa de nossos serviços permite que as energias de um gestor sejam direcionadas para a atividade central, poupando tempo e reduzindo custos.

Em sequência ao nosso artigo, devemos lembrar de avanços como a Telemedicina e a Telerradiologia, que estão ampliando fronteiras na área de saúde.

Independente da questão regulatória, não podemos ignorar a economia na cadeia de valor de serviços médicos. Essas novas formas de interação permitem o atendimento a áreas remotas ou de difícil acesso, como plataformas de extração de petróleo ou mesmo a avaliação qualificada de um exame, sem a necessidade presencial do médico ou paciente.

Outras ferramentas que facilitam o dia a dia

Há uma infinidade de outras ferramentas que ajudam muito no dia a dia e que podem ser aplicadas não só a organizações de saúde, mas a qualquer negócio. Veja alguns exemplos a seguir:

O Google Drive é um sistema de armazenamento de arquivos que te permite editar textos, fazer apresentações e planilhas e que pode servir como um substituto para o Microsoft Office. Ou seja, sinônimo de economia e praticidade.

Com ele, é possível trabalhar simultaneamente em um mesmo documento, com controle de versões, e mesmo compartilhá-lo de forma simples e segura. Bastante flexível e com todos os atributos que a tecnologia em nuvem possibilita.

Há também ferramentas como o Trello, que podem ser aplicadas no controle de projetos e/ tarefas, ou mesmo o Slack, para comunicação entre equipes e setores de uma organização.

Menos custos e mais competitividade

Seja para uma clínica, hospital ou laboratório é possível sempre buscar novos equipamentos e funcionalidades que não só reduzam custos, mas que melhorem a gestão dos negócios, reduzindo riscos e alavancando a competitividade.

Sabemos o quanto é difícil vencer a inércia de como as coisas são feitas. Mas com tantas opções disponíveis, entendemos que as mudanças estão muito mais relacionadas a uma atitude inovadora do que a um talento especial. E você, busca soluções inovadoras para reduzir custos e desburocratizar seu trabalho? Compartilhe com a gente nos comentários!

 

Dra. Julia Capobianco, Radiologista, Co-fundadora da Ambra Saúde