Sistema PACS – 5 vantagens e desvantagens
Adquirir um Sistema de Comunicação e Armazenamento de Imagens — na sigla em inglês, PACS (Picture Archiving and Communication System) — , envolve um investimento elevado financeiramente e de tempo para qualquer unidade de saúde.
É muito importante que o profissional responsável pela gestão da área de saúde pesquise e se familiarize com o sistema PACS antes de adquiri-lo. Deve-se ter em mente que, geralmente, sua instalação pode consumir centenas de milhares de reais em hardwares, softwares e treinamentos para os profissionais, que podem demorar alguns meses.
Ou seja, grande parte de seu orçamento ficará imobilizado, além de adicionar um novo custo recorrente com manutenção. Por outro lado, o sistema traz organização na geração de laudos e de exames, o que estimula o aumento da produtividade.
Para facilitar o processo de avaliação, listamos abaixo 5 vantagens e desvantagens de um sistema PACS. Mas antes, vamos falar um pouco mais sobre esse sistema. Acompanhe!
Qual a sua importância?
Ainda que não seja uma solução tão moderna e acessível como as plataformas em nuvem, o sistema PACS é um grande avanço para os radiologistas, que passam a poder laudar um exame digital. Principalmente quando comparado aos locais que ainda trabalham com impressoras e filmes.
A disponibilização de armazenamento, visualização e elaboração de um laudo médico em um sistema eletrônico é muito útil para clínicas, hospitais e centros diagnóstico em geral.
O sistema PACS permite também que o estabelecimento de saúde conte com um servidor próprio, substituindo os HDs, CDs e Pen Drives. Essa facilidade vem sendo um dos principais pilares para sua venda, como algo que o gestor em saúde não pode deixar de ter, de forma que muitos hospitais e centros de saúde vem optando por essa solução.
Mas vamos avaliar o que realmente importa: o benefício esperado em função do custo da solução. Listamos a seguir vantagens e desvantagens do sistema. Confira!
Quais as suas vantagens?
- Organização das imagens médicas: elas podem ser organizadas de acordo com o tipo, data ou paciente e armazenadas em um só lugar;
- Redução da perda de exames: o armazenamento digital evita esse tipo de problema e, consequentemente, a repetição desnecessária de exames perdidos;
- Ganho de produtividade da equipe: ganha-se tempo de busca de exames físicos e o acesso a todas as imagens pode ser feito do mesmo local, sem a necessidade de deslocamento do profissional de saúde;
- Melhora no acesso das imagens pelas equipes internas: o profissional pode ter acesso de qualquer computador da unidade quando necessitar, durante uma consulta ou antes de um procedimento;
- Facilidade na elaboração de laudos: a alta resolução das imagens e a praticidade de acesso facilitam a entrega para os médicos radiologistas.
E as desvantagens?
- Custo elevado de aquisição de servidores e softwares: é preciso planejamento do gestor, para que o impacto financeiro seja amenizado;
- Tempo de instalação e treinamento da equipe: alguns sistemas são mais complexos e podem levar alguns meses para a conclusão da instalação e do treinamento;
- Custo adicionais: salas climatizadas com ares-condicionados ligados 24 horas por dia e a necessidade de equipes de tecnologia da informação (TI);
- Segurança da informação armazenada: a confidencialidade dos dados deve ser garantida pelo comprometimento do fornecedor escolhido;
- Mudanças tecnológicas: necessidade periódica de atualização de equipamentos e softwares com o tempo por ficarem obsoletos, o que implica em mais custos associados a longo prazo.
Sistema PACS e a computação em nuvem: qual a relação?
Muitas das vantagens dos sistemas PACS foram aproveitadas pela tecnologia da computação em nuvem aplicada ao gerenciamento de imagens médicas, e as principais desvantagens praticamente foram eliminadas.
Antigamente, eram utilizadas impressoras e filmes radiológicos para a leitura e a realização de laudos das imagens. Posteriormente, surgiu o PACS e as soluções eletrônicas, que possibilitam o armazenamento em servidores locais, CDs, pen drives e HDs externos.
Atualmente, essa forma de armazenamento está se tornando obsoleta, — vivemos na era da computação em nuvem e da disseminação de tablets e smartphones.
Os sistemas PACS atuais, criados com a tecnologia de computação em nuvem, se baseiam na entrega de serviços de hardware e software via internet. Dessa forma, o sistema de armazenamento pode ser utilizado em qualquer dispositivo móvel com acesso à rede, e as imagens são compartilhadas online.
As vantagens adicionais do PACS associado à computação em nuvem são:
- acesso instantâneo às imagens, ou seja, de qualquer lugar (até fora da unidade de saúde, como em casa);
- investimento inicial menor em equipamentos e manutenção;
- implementação mais rápida;
- redução do custo de infraestrutura e manutenção.
Ter as informações corretas e atualizadas é necessário para se tomar uma decisão acertada no gerenciamento das imagens médicas de uma unidade de saúde. O sistema PACS ainda apresenta alguns desafios para sua implementação e uso, mas que podem ser superados, trazendo agilidade e facilidade na geração de imagens e realização de laudos, mesmo à distância.
Se você gostou desse texto sobre o sistema PACS, então siga nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações. Estamos no Facebook, Twitter, Youtube e Linkedin!
Dr. Roberto Cury, Cardiologista, Especialista em Imagem Cardíaca, Co-fundador da Ambra Saúde
Wellington Santos, Gerente de Vendas na Ambra Saúde
Tags:PACS