Telerradiologia: como expandir seus negócios com as soluções em nuvem
A telerradiologia é uma ferramenta da telemedicina direcionada ao envio e recebimento de imagens radiológicas. Seus benefícios são evidentes do ponto de vista clínico, gerencial e econômico.
Além disso, como advento dos recursos tecnológicos, essa ferramenta possibilitou o acesso a exames de qualidade em localidades distantes geograficamente e que não dispunham de especialistas em radiologia.
Após a implantação da telerradiologia outros problemas surgiram como o armazenamento das imagens radiológicas. Nesse sentido, é preciso estar preparado para otimizar os processos dentro da instituição hospitalar.
Quer saber como expandir seus negócios em telerradiologia utilizando o armazenamento em nuvem? Então, fizemos este post pensando em você! Aproveite a leitura!
A evolução do armazenamento das informações clínicas
Antigamente, os prontuários e exames médicos de papel eram armazenados em caixas arquivo e a instituição precisava destinar uma área apenas para organização desses documentos.
Com avanço da tecnologia e a evolução dos prontuários eletrônicos, esse problema passou a ser encarado como o volume para armazenar tanto arquivos em softwares específicos, uma vez que existe uma capacidade limitada dessas plataformas.
Atualmente, é preciso pensar em estratégias que garantam o armazenamento das informações clínicas dos pacientes sem sobrecarregar os sistemas informatizados e com praticidade para todos terem acesso facilmente.
O armazenamento em nuvem como solução
Visando aperfeiçoar o prontuário dos pacientes e demais informações clínicas, algumas empresas estão investindo no armazenamento em nuvem. Trata-se de uma inovação tecnológica em que os dados são armazenados fora do computador e podem ser acessados de qualquer lugar.
A praticidade dessa técnica se estende para o médico que poderá acessar as informações em qualquer lugar, entrar em contato com o paciente e estabelecer as condutas terapêuticas o quanto antes.
Além disso, as vantagens operacionais dessa ferramenta consistem em evitar a sobrecarga do sistema e garantir uma velocidade plausível das plataformas de informática. Alguns sistemas já disponibilizam resultados de exames para os pacientes que os acessam dessa forma.
Benefícios do armazenamento em nuvem
As vantagens podem ser mensuradas no âmbito assistencial, econômico e gerencial. Em um primeiro momento, toda a história clínica e medicamentosa estará disponível em um só lugar e será atualizada em tempo real.
Além disso, as manutenções nas máquinas serão menos frequentes, os custos operacionais são reduzidos e o armazenamento na nuvem tem sua execução facilitada. Portanto, não será necessário manter uma grande equipe de colaboradores.
Do ponto de vista gerencial, os processos estarão mais organizados, cada colaborador terá responsabilidade na execução de suas tarefas sem depender de outros e tudo tenderá a um equilíbrio.
A telerradiologia é uma prática advinda da telemedicina e consiste no compartilhamento de informações radiológicas pela internet. Porém, seu uso pode ser desfavorecido pelo alto volume de resultados guardados no sistema. Uma solução diferente e inovadora para resolver esse problema é o armazenamento em nuvem que traz benefícios nas vertentes assistencial, econômica e gerencial.
E você, já pensou em utilizar o armazenamento na nuvem para resolver seus problemas de grande volume de imagens radiológicas? Está à procura de informações sobre esse tema? Então, siga-nos nas redes sociais — YouTube, Twitter, Facebook e LinkedIn — e fique por dentro das tendências em saúde!