• Home
  • Blog
  • Como a transferência de imagens médicas pode facilitar seu dia a dia

Como a transferência de imagens médicas pode facilitar seu dia a dia

médicoVamos admitir: o trabalho na área médica pode ser bastante agitado. Todos os dias as pessoas chegam precisando de ajuda, não é mesmo? Como se os tratamentos já não fossem uma responsabilidade grande o suficiente, há ainda a necessidade de cuidar da documentação do paciente. É muito trabalho e o tempo nunca parece ser suficiente para dar conta de tudo.

Se você se sente dessa forma, acredite, não está sozinho. Estamos todos buscando tornar as rotinas menos estressantes e burocráticas, enquanto melhoramos o tratamento dos pacientes. Mas como fazer para que sobre tempo? O primeiro passo é identificar em seu dia a dia o que lhe consome tempo, o que lhe causa aquela incômoda sensação de que podia ser melhor. Em termos de gestão de imagens médicas, podemos lhe assegurar você já tem ótimas soluções disponíveis.  Se você ainda está salvando exames em CDs, já temos o indício de onde reside o problema.

Soluções baseadas em nuvem podem ajudar a melhorar a forma de armazenar, acessar e compartilhar suas imagens médicas. Neste artigo vamos falar de 4  benefícios que essa tecnologia pode proporcionar a você e seus pacientes, reduzindo seus problemas cotidianos e proporcionando um melhor tratamento. Veja como:

4 benefícios da troca de imagens médicas que podem facilitar seu dia a dia

1º – Realize diagnósticos mais rapidamente

Armazenando imagens médicas na nuvem, você terá acesso a elas quando e onde for necessário. Isto significa que você não precisa mais estar preso à sua sala, clínica ou hospital para fazer um diagnóstico. É possível visualizar imagens de qualquer dispositivo, como computadores, tablets ou smartphones para emitir um laudo.

2º – Compartilhamentos e visualização simultânea

Você não precisa mais gravar um CD e enviá-lo pelo correio ou utilizar conexões VPNs complexas. O compartilhamento eletrônico permite que um mesmo exame seja acessado simultaneamente por você, um colega da sala ao lado ou mesmo um profissional do outro lado do planeta. Ao usar a plataforma de troca de imagem da Ambra, um exame de 100 MB leva cerca de 5 minutos para ir do local A para o B.

Se você precisa transmitir grandes volumes de dados de imagem, é possível criar fluxos de trabalho automatizados que permitem fazer o roteamento das informações entre as estações de trabalho e os PACS.

3º – Elimine o trabalho pesado

Falando novamente de CDs eles podem gerar um estresse desnecessário em sua rotina. Quanto tempo é desperdiçado tentando rastrear CDs perdidos ou lutando com discos ilegíveis? Uma plataforma de compartilhamento de imagens médicas torna mais fácil a inclusão do conteúdo e também ajuda a eliminar por completo a necessidade de CDs.

4º – Evite exames desnecessários

Alguma vez você já teve que realizar ou solicitar a repetição de um exame por não encontrar ou não conseguir acessar os resultados anteriores? O uso de plataformas de gerenciamento de imagens médicas cuida dessa questão para você e elimina a preocupação com a compatibilidade de sistemas. Acessados a partir de seu navegador, não existe a preocupação com compatibilidade de versões e o acesso fica muito mais fácil, prático e rápido.

Ou seja, não há mais a desculpa de não encontrar ou não conseguir acessar a documentação de um paciente. Basta o acesso a internet e todo o histórico de imagens dos pacientes fica disponível.

Se nossa exposição não foi o suficiente, confira o que disse uma autoridade no assunto

Conversamos com o Dr. Frank Alberta, cirurgião-chefe do North Jersey Orthopedic Clinic, uma importante clínica de medicina esportiva nos Estados Unidos. Ele sabe muito bem o que é ter uma agenda ocupada: além do trabalho de recuperação de pacientes com lesões esportivas, ele ainda atua em duas respeitadas instituições médicas de ensino norte-americanas.

Uma das formas de encontrar tempo dentro de sua apertada agenda é contando com soluções tecnológicas, que melhoram a eficiência de seu trabalho.

Veja a declaração dele quando uma de suas pacientes fraturou o tornozelo e ele precisou compartilhar o exame de raio-x dela com um profissional de outra localidade, onde seria realizada a cirurgia. “Eu entrei em contato com cirurgião e compartilhei as imagens, para que a paciente não precisasse ser exposta novamente à radiação.” Todo o processo foi finalizado em menos de 8 horas. No passado, todo esse procedimento poderia levar dias utilizando CDs.

Esse é apenas um exemplo, mas existem inúmeros casos que provam que a tecnologia pode ser utilizada para tornar o tratamento médico mais conveniente, rápido e seguro para médicos e pacientes.  Quer saber mais? Acesse o post com 3 sinais de que você deve considerar uma plataforma digital de compartilhamento de imagens médicas.