• Home
  • Blog
  • Conheça 5 vantagens de usar a computação em nuvem

Conheça 5 vantagens de usar a computação em nuvem

A computação em nuvem é uma inovação tecnológica que revolucionou a forma de armazenamento e processamento de informações. Assim, possibilita que todos os dados de uma organização sejam armazenados em um servidor remoto e possam ser acessados a qualquer momento e lugar. Isso traz muitas vantagens a usuários e administradores de diversos segmentos — inclusive da área de saúde.

Sendo assim, os gestores que optam por tal tecnologia eliminam uma série de preocupações, visto que o provedor de soluções em nuvem cuidará da infraestrutura, restando ao TI focar na utilização e otimização das aplicações na empresa.

Mas as vantagens não param por aí. Com o uso cada vez mais frequente da informatização na área de saúde — por meio de plataformas em nuvem de gestão hospitalar — os gestores passaram a ter um controle maior sobre todos os processos que envolvem a administração, inclusive no que diz respeito a resultados de imagens e diagnósticos.

Vamos conhecer as principais vantagens ao se optar pela cloud computing na gestão hospitalar? Acompanhe!

1. Acesso remoto

Essa, certamente, é a maior vantagem do cloud computing, principalmente quando falamos em medicina diagnóstica. Essa tecnologia — diferente dos padrões convencionais que têm todos os dados armazenados em um servidor local — permite que pacientes, médicos e técnicos tenham acesso remoto às informações registradas no Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), facilitando consultas e tomadas de decisões.

2. Redução de custo operacional

Existe uma crescente demanda pelo serviço da computação em nuvem. Isso está diretamente ligado ao investimento que é feito em infraestrutura de TI, considerado bem inferior à contratação de enormes servidores que nem todos centros médicos são capazes de manter.

Inclusive, o cloud computing é uma solução completamente escalonável, ou seja, a empresa opta pela capacidade de hardware que precisar, pagando apenas pelos recursos que utilizar. Isso torna o custo operacional muitas vezes menor do que se optasse por máquinas robustas com espaços enormes que muitas vezes não são utilizados na sua totalidade — sem falar na manutenção e renovação que ocorrem com frequência.

3. Maior segurança dos dados

Os dados armazenados na nuvem são salvos automaticamente com mecanismo de backup, garantindo a integridade das informações. Além disso, essa tecnologia conta com a proteção de uma série de recursos de criptografia, com níveis elevados de segurança, capazes de desvincular dados de identificação do paciente das imagens geradas (split and merge).

Já em um unidade própria de processamento de dados, alguns fatores podem atingir a segurança das informações. A dificuldade em contar com uma equipe especializada é apenas um dos desafios enfrentados. Mas há questões relacionadas a climatização de salas, controle de backups ou mesmo proteção contra roubos,furtos ou até mesmo caso de desastres – incêndio e alagamento.

No artigo publicado pela equipe do iClinic, O poder da tecnologia aplicada à saúde, é possível encontrar mais informações sobre a segurança dos dados e como a tecnologia em nuvem pode ser uma aliada.

4. Assistência técnica remota

Como qualquer outro sistema, a computação em nuvem pode sim apresentar eventuais falhas. No entanto, não haverá a necessidade de um especialista no local para resolvê-las — as soluções também são providenciadas remotamente pelo fornecedor, que conta com profissionais especializados acostumados a lidar com inúmeras situações.

5. Possibilidade de boas implementações nos sistemas de TI

Como já falamos, diferentemente da cloud computing, a aquisição e a manutenção de servidores físicos requerem uma atenção muito maior de uma equipe de TI, visto que, além de atuar na otimização das aplicações na empresa, ela também precisa dar conta da infraestrutura, segurança, manutenção, atualização, entre outras funções que esses sistemas exigem.

A computação em nuvem, por sua vez, é uma tecnologia automatizada e bem simples, com níveis menores de complexidade. Além de não ocupar espaço físico, muitas implementações de softwares podem ser feitas, otimizando e facilitando o dia a dia dos funcionários e administradores.

E você? O que achou deste artigo sobre computação em nuvem? Gostaria de ler outros posts interessantes como este? Então, continue conosco e entenda como a tecnologia tem melhorado o tratamento de doenças crônicas!

Trackback do seu site.

Deixe um comentário